Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1226
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franciscodaschagasrodriguesdeoliveira.pdf991.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Barroso, Terezinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778615D9pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703162Z8pt_BR
dc.contributor.referee2Hessel, Ana Maria Di Grado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755516D3pt_BR
dc.creatorOliveira, Francisco das Chagas Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451816J1pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T04:08:00Z-
dc.date.available2016-04-04-
dc.date.available2016-04-24T04:08:00Z-
dc.date.issued2013-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1226-
dc.description.abstractThis work aims to discuss some actions by the management staff of four schools from 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Escola (13th Regional Coordination of School Development – 13th CREDE), located in the microregion of Sertão de Crateús, northern of Ceará, a state in Brazil, where we can note the support on the activities of continuing education of teachers. Furthermore, these schools, through their good practices, achieved better educational outcomes, especially on SPAECE (a large-scale external assessment). So, we aims to, through a qualitative research, as a case study, reflect on how the school managers act as mediators and supporters of the processes of teacher educational formation. As we realized, some managers and teachers already have a different view, taking an active part on the training process that germinated and developed inside the school, as the result of a matured critical consciousness, which feels the needing of improvement to better comply with the demands of the teaching practice. In order to analyze this reality, we used semi-structured interviews made with directors and school coordinators, and we applied questionnaires on the teachers. The choice for this subject-matter is justified by the function of the researcher as a director of a public school in Ceará/Brazil, always concerned about his teachers’ formation and about the teaching and learning process of the students. The main results of this research are linked to good practices and improvement points. Thus, we propose an Educational Plan of Action focused on the implementation of a continuing formations culture of teachers in the schools where it does not exist yet, in order to encourage managers and teachers to create their own formations, according to the needs and specific reality of each school.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir ações das equipes gestoras de quatro escolas sob a jurisdição da 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Escola (13ª CREDE), localizadas na microrregião Sertões de Crateús, zona norte do estado do Ceará, nas quais é perceptível o apoio às atividades de formação continuada dos professores em serviço. Além disso, essas escolas, através de suas boas práticas, atingiram melhores resultados educacionais, especialmente no SPAECE. Buscamos, portanto, por meio de uma pesquisa qualitativa, na forma de um estudo de caso, refletir sobre como os gestores atuam enquanto mediadores e incentivadores dos processos de formação dos docentes. Tal como se percebe, alguns gestores e professores já têm uma visão diferenciada, cuja perspectiva é de se fazerem protagonistas de um processo formativo que nasce e se desenvolve no seio da escola, como fruto de uma consciência crítica já amadurecida, que sente a necessidade de aperfeiçoamento para melhor atender às demandas da prática pedagógica. Para analisarmos essa realidade, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com diretores e coordenadores escolares e aplicamos questionários aos professores. A escolha do tema se justifica pela atuação do pesquisador como diretor de uma escola pública de estado do Ceará, preocupado com a formação de seus professores e com o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Os principais resultados encontrados estão ligados a boas práticas e pontos de melhoria., Propomos um Plano de Ação Educacional – PROFORPE - (voltado para a implantação de uma cultura de formações continuadas dos professores em serviço nas escolas onde essa ainda não existe, de modo a incentivar gestores e docentes a criarem suas próprias formações, de acordo com as necessidades e a realidade específica de cada escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectFormações institucionaispt_BR
dc.subjectFormações customizadaspt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectContinuing formationpt_BR
dc.subjectInstitutional formationspt_BR
dc.subjectCustomized formationspt_BR
dc.subjectPedagogical managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão escolar e formação do professor na educação pública da microrregião Sertões de Crateús / Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.