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dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Roney Polato de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537816801948657pt_BR
dc.contributor.referee2Sanches, Janaina Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730738392313123pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Marcos Lopes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Machado, Nathalye Nallon-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1881942030542157pt_BR
dc.creatorMarcondes, Gláucia Siqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9136483372674944pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-21T13:32:17Z-
dc.date.available2021-01-21-
dc.date.available2021-01-21T13:32:17Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12256-
dc.description.abstractThis research had as proposal to think the following question: How the subjectivities of three Roma women have been constituted in a Roma community in the city of Juiz de Fora - MG? I used approximations with the post-structuralist and Foucaultian theoreticalmethodological perspectives, in addition to the contributions of Gender Studies to think about the experiences and processes of subjectification of these women. My attention turned to their narratives, in order to value their meanings and senses. I sought to problematize discourses and relations of knowledge-power involved in the process of constitution of these gypsies, taking into account gender issues and their relationship with education. Here, gender is understood as something under construction, showing that the differences perceived between men and women are social, historical and cultural. Education is understood in its broadest scope, as a process of constitution of the subjects. I agree that every relationship space is constituted as a pedagogical space, therefore, I consider it potent to problematize how Roma women are constituted in the middle of the educational processes present in the Roma community. Even if the relations of these Roma women are permeated by the internal social norms of Roma culture and are also affected by gender hierarchies, this does not mean a homogeneous imprisonment to a given discourse. My research set out to think Roma women beyond the domination / subordination dichotomy, as they are also resistances. Together with the three gypsies, I held fourteen meetings. We talked, laughed, shared anxieties, joys and dreams. These moments were enriched by the literacy work that I had the opportunity to develop together with these women within the gypsy camp. More than learning to read and write, these meetings have enhanced moments of discussion, reflection, respect for differences. In the process, we reframe our experiences and transform ourselves. This research gave visibility to the subjectivities that are constituted in different and singular ways. Contrary to crystallizing Roma women in fixed and stable identities, this work has invested in an understanding in which these identities are the result of cultural, social and historical processes and are constituted from discourses and relations of knowledge and power. Unlike other generations of gypsy women, the three gypsies are subjected to new discourses, artifacts and pedagogical devices. Although we share similar gender experiences, each of us experiences this experience of ―being a woman‖ in a specific and unique way.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como proposta pensar a seguinte questão: Como as subjetividades de três mulheres ciganas vêm se constituindo em uma comunidade cigana na cidade de Juiz de Fora - MG? Utilizei aproximações com as perspectivas teórico-metodológicas pósestruturalistas e foucaultianas, além das contribuições dos Estudos de Gênero para pensar as experiências e os processos de subjetivação dessas mulheres. Minha atenção voltou-se para suas narrativas, com o intuito de valorizar seus significados e sentidos. Busquei problematizar discursos e relações de saber-poder envolvidos no processo de constituição dessas ciganas, levando em consideração as questões de gênero e sua relação com a educação. Aqui, gênero é compreendido como algo em construção, mostrando que as diferenças percebidas entre homens e mulheres são de caráter social, histórico e cultural. A educação é entendida em seu escopo mais abrangente, como processo de constituição dos sujeitos. Concordo que todo espaço de relação se constitui como um espaço pedagógico, portanto, considero potente problematizar como as mulheres ciganas se constituem em meio aos processos educativos presentes na comunidade cigana. Mesmo que as relações dessas mulheres ciganas sejam perpassadas pelas normas sociais internas da cultura cigana e também sejam afetadas pelas hierarquias de gênero, isso não quer dizer um aprisionamento homogêneo a um dado discurso. Minha pesquisa se propôs a pensar mulheres ciganas para além da dicotomia dominação/subordinação, pois elas também são resistências. Realizei, junto com as três ciganas, quatorze encontros. Neles conversamos, rimos, compartilhamos angústias, alegrias e sonhos. Esses momentos foram enriquecidos pelo trabalho de alfabetização que tive a oportunidade de desenvolver junto com essas mulheres dentro do acampamento cigano. Mais do que a aprendizagem da leitura e da escrita, esses encontros potencializaram momentos de discussão, de reflexão, de respeito às diferenças. Nesse processo, ressignificamos nossas experiências e nos transformamos. Esta pesquisa deu visibilidade para as subjetividades que se constituem de maneiras distintas e singulares. Ao contrário de cristalizar as mulheres ciganas em identidades fixas e estáveis, este trabalho investiu em uma compreensão em que essas identidades são resultados de processos culturais, sociais e históricos e são constituídas a partir de discursos e relações de saber e poder. Diferentemente de outras gerações de mulheres ciganas, as três ciganas são subjetivadas a partir de novos discursos, artefatos e dispositivos pedagógicos. Embora compartilhemos experiências de gênero semelhantes, cada uma de nós vivencia essa experiência ―de ser mulher‖ de um modo específico e singular.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulheres ciganaspt_BR
dc.subjectSubjetividadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGypsy womenpt_BR
dc.subjectSubjectivitiespt_BR
dc.subjectEducation and genderpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEntre exuberância e mistério: subjetividades de mulheres ciganas nas interfaces entre educação e gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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