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dc.contributor.advisor1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796360H7pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, Graciele Fernandes Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771842T0pt_BR
dc.creatorGonzaga, Stelita Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T04:07:15Z-
dc.date.available2016-04-08-
dc.date.available2016-04-24T04:07:15Z-
dc.date.issued2013-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1224-
dc.description.abstractThe importance of pedagogical management at municipal schools and its relation with the principal’s leadership has been increasingly acknowledged by Belo Horizonte’s Municipal Educational Secretariat (SMED). Those factors, when associated with school effectiveness, imply the assurance of students’ learning within their rightful age group for their current schooling year (which is benchmarked through indicators of school performance). This acknowledging process is identified through SMED initiatives (especially those that took place between the years of 2009/2012) that incorporate and consolidate procedures that assure the principal’s commitment to school performance’s results. However, there is no rupture with the principles of democratic management at Municipal Educational Network: it assures scholar community’s participation at management processes and the principal’s prerogative to be selected exclusively through a direct election. The present case intends to identify and analyze how far a principal’s leadership can go to contribute for school effectiveness in that context. Next, it propounds SMED a guiding document, contributing to the process’ convergence. The theoretical referential deepens school effectiveness and director’s leadership concepts, as well as subsidizes the empirical municipal school data analysis (it uses the Interactive PDE diagnosis, a tool the Ministry of Education, MEC, makes available). This Plan of Action proposition is about presenting an instrument to monitor municipal school’s pedagogical management. This instrument should be able to recover the school processes dynamics and transmute the very own SMED monitoring efforts into a former process to school principals.pt_BR
dc.description.resumoA importância da gestão pedagógica nas escolas municipais e da liderança do diretor nesta dimensão tem sido cada vez mais reconhecida pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED). Estes fatores, associados à eficácia escolar, implicam na garantia de aprendizagem dos estudantes dentro da faixa etária correta para o ano de escolarização, aferida por meio de indicadores de desempenho escolar. Este reconhecimento é identificado por meio das iniciativas da SMED, principalmente no período de 2009/2012, que irão incorporar e consolidar procedimentos que assegurem o compromisso do diretor com os resultados de desempenho escolar. Contudo, não há o rompimento com o princípio da gestão democrática na Rede Municipal de Educação, que assegura a participação da comunidade escolar nos processos de gestão e a prerrogativa de seleção do diretor por meio exclusivo de eleição direta. O presente estudo de caso procurou identificar e analisar em que medida a liderança do diretor neste contexto pode contribuir para a eficácia escolar e, em seguida, propôs um documento orientador à própria SMED, no sentido de contribuir para a convergência deste processo. O referencial teórico aprofundou os conceitos de liderança do diretor e eficácia escolar e subsidiou a análise dos dados empíricos das escolas municipais, utilizando o diagnóstico do PDE Interativo, ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC). A proposta deste Plano de Ação Educacional consiste em apresentar um instrumento de monitoramento da gestão pedagógica das escolas que consiga recuperar para o diretor, no momento da avaliação, a dinâmica dos processos escolares e transformar o próprio monitoramento da SMED em processo formador do gestor escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficácia escolarpt_BR
dc.subjectLiderança do diretorpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectSchool effectivenesspt_BR
dc.subjectSchool principal’s leadershippt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEficácia escolar e liderança pedagógica dos diretores escolares da rede municipal de educação de Belo Horizonte no contexto da gestão democráticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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