Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1223
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renatajuliadacosta.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Barboza Filho, Rubem-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780804J1pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Kelmer Esteves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252609E3pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Nubia Schaper-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703162Z8pt_BR
dc.creatorCosta, Renata Julia da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259270A2pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T04:02:32Z-
dc.date.available2016-04-01-
dc.date.available2016-04-24T04:02:32Z-
dc.date.issued2012-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1223-
dc.description.abstractThe latest indicators of educational quality of Municipal Education System of Belo Horizonte (RME/BH) have show progress in recent years, but it is still a challenge when performance results and disapproval rates are compared to the expectation of education that everyone has the right to in contemporary society. This reality is evidenced especially in the 3rd cycle of fundamental education, in which the result of the evaluation and the analysis of educational indicators point a gap in learning and disapproval rates even higher than in the 1st and 2nd cycles. The political-pedagogical proposal of RME/BH is characterized by social inclusion, in which education meets all diversity of the city population. In this context, providing quality education to all students is a recurring concern for educational managers. To highlight the complexity involved in the promotion of quality education in the 3rd cycle, two dimensions are pointed in this work: the relationship with adolescent students‘ diversity and teacher‘s initial and continuing education. These dimensions impact the fulfillment of the social function of school to give students access to the cultural heritage of mankind and to allow their full development. Assuming that teacher education is one of the factors related to students‘ performance and, consequently, to the quality of education, this work presents an analysis of current proposals for teacher continuing education of the 3rd cycle at the RME/BH, demonstrating its possibilities and limitations. This study is based on interviews with educational administrators, focal group with 3rd cycle teachers and bibliographical and documentary research. Based on this analysis, this work presents an Educational Action Plan that approaches the main gap identified in this research: the need for continuing education to be conducted at schools in which the 3rd cycle teachers works. This plan has the intention of enabling the construction of a teaching work which may contribute to the improvement of the quality of education in the 3rd cycle of fundamental education at the RME/BH.pt_BR
dc.description.resumoOs indicadores mais recentes da qualidade educacional oferecida na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH) vêm demonstrando avanços nos últimos anos, mas ainda é constatado um desafio quando os resultados de desempenho e as taxas de reprovação são comparados à expectativa de educação a que todos têm direito na sociedade contemporânea. Essa realidade é constatada especialmente no 3º ciclo do ensino fundamental, no qual o resultado das avaliações e a análise de indicadores educacionais apontam defasagem na aprendizagem e taxas de reprovação ainda maiores que no 1º e 2º ciclos. A proposta político-pedagógica da RME/BH caracteriza-se pela inclusão social, do que decorre que a educação atenda a toda diversidade da população da cidade. Nesse contexto, oferecer educação de qualidade a todos os estudantes é preocupação recorrente para os gestores da educação. Para evidenciar a complexidade que envolve a promoção da qualidade da educação no 3º ciclo, duas dimensões são destacadas neste trabalho: a relação com a diversidade dos estudantes adolescentes e a formação docente, inicial e continuada. Tais dimensões têm impacto no cumprimento da função social escolar de proporcionar aos estudantes acesso ao patrimônio cultural da humanidade e de possibilitar seu desenvolvimento pleno. Partindo do princípio de que a formação docente é um dos fatores relacionados ao desempenho dos estudantes e, por fim, com a qualidade da educação, esta dissertação apresenta uma análise das atuais propostas de formação continuada para os professores do 3º ciclo na RME/BH, demonstrando suas possibilidades e limitações. Esse estudo é feito com base em entrevistas com gestores educacionais, grupo focal com professores do 3º ciclo e pesquisas documentais e bibliográficas. Com base nessa análise, esta dissertação apresenta um Plano de Ação Educacional que aborda a principal lacuna identificada nesta pesquisa: a necessidade de realização de ações de formação continuada que sejam realizadas na própria escola na qual o docente do 3º ciclo atua. Esse plano tem a pretensão de possibilitar a construção de um trabalho docente capaz de contribuir com a melhoria da qualidade da educação no 3º ciclo do ensino fundamental na RME/BH.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectEducational policypt_BR
dc.subjectEducational qualitypt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores e qualidade da educação no 3º ciclo do ensino fundamental na rede municipal de educação de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.