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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464181759809989pt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Sandra Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9055223881868290pt_BR
dc.creatorCampos, Dário Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6661810851912202pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T21:05:32Z-
dc.date.available2021-01-18-
dc.date.available2021-01-18T21:05:32Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12223-
dc.description.abstractThis dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (Caed / UFJF). The management case surveyed addresses the context of failure in the final years of elementary school, while the obstacle to the continuous flow of students and, at the same time, the achievement of the goals of the National Education Plan (PNE)(2014-2024). The general objective of the research is to identify and analyze the school factors that determine the high failure rates in the institution and the reflexes that the failure rates represent in the students' school flow. Therefore, it is intended to answer the following research question “What are the factors that influence the failure rates of Cachoeira AlegreStation School.Elementary School Finals? To this end, it developed a research of qualitative approach, through a case study, which included a bibliographic and documentary research.The survey results point to a strong relationship between the institution's high failure rates and some intra and extra-school factors, which are highlighted in the research. It is noteworthy or greater focus given to intra-school factors, because they are unable to reach the institution to make meaningless changes to make improvements in student flow. The factors highlighted in the research are worked from the elaboration of anEducational Action Plan, whose main objective is to reduce the high failure ratesin the selected school. Given that the school in question already presents actions in this direction, it is proposed or improvement of existing actions in order to achievebetter resultseven more productive results.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão pesquisado analisa a reprovação nos Anos Finais do Ensino Fundamental enquanto obstáculo ao fluxo escolar contínuo dos alunos e, ao mesmo tempo, ao alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE)(2014-2024). O objetivo geral da pesquisa é a identificação e a análise dos fatores escolares associados à elevada retenção na instituição e os reflexos que os índices de reprovação representam no fluxo escolar dos alunos. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, que contou com a realização de pesquisa bibliográfica e documental.Os resultados da pesquisa apontam para uma forte relação entre os altos índices de reprovação da instituição e alguns fatores, intra e extra escolares, que são destacados na pesquisa. Ressalta-se o enfoque maior dado aos fatores intra escolares, por estarem esses no maior alcance da instituição para exercer mudanças no sentido de realizar melhorias no fluxo dos alunos. Os fatores destacados na pesquisa são trabalhados a partir da elaboração de um Plano de Ação Educacional (PAE), que tem como objetivo principal diminuir os altos índices de reprovação na escola selecionada. Dado que a escola em questão já apresenta ações nessa direção, são propostas novas ações, o aprimoramento e a continuidade das ações já existentes de modo a alcançar melhores resultados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.subjectAnos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectFluxo escolarpt_BR
dc.subjectPNEpt_BR
dc.subjectRetentionpt_BR
dc.subjectSchool flowpt_BR
dc.subjectBrazilian Educational National Actpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA reprovação como obstáculo ao Plano Nacional de Educação: estudo de caso em Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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