https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12210
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marlúciapereiradasilva.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Caetano, Renata Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1311068064493268 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Elita Betania de Andrade | - |
dc.creator | Silva, Marlúcia Pereira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7158038260555829 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-12T22:37:57Z | - |
dc.date.available | 2020-11-27 | - |
dc.date.available | 2021-01-12T22:37:57Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12210 | - |
dc.description.abstract | The present monography exposes the Visual Arts work developed with an Autistic child enrolled in Elementary School I, at João XXIII Application College of the Federal University of Juiz de Fora, during the Teaching Residency Program. For that, we first seek to reflect about the concepts and legislation that permeate the trajectory of Arts Education in Brazil. The goal was to try to understand the paths and mistakes that have permeated this area of knowledge for several decades before Arts gets recognized as a mandatory component in the Curriculum with it’s respective modalities, namely, Visual Arts, Dance, Music, and Theater. In a second moment, we present the achievements that led to the concept of Inclusive Education, allowing the coexistence and social integration of students with special educational needs, and thus favoring diversity in the regular School. Currently, much is discussed about Inclusive Education; however, it is not enough to simply insert these students into common classrooms, it is necessary to create conditions so that everyone can develop their skills regarding the teaching and learning process, and for that to happen, we must train professionals who work directly with these subjects. In this sense, to help reflect on this theoretical path, we present an experience report, seeking to describe the main interventions performed, the challenges, and the obtained results from the contact and monitoring of this Autistic child during Visual Arts classes. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia expõe o trabalho desenvolvido em Artes Visuais com uma criança autista matriculada no Ensino Fundamental I do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora durante a participação no Programa de Residência Docente. Para tanto, buscamos primeiramente fazer uma reflexão sobre os conceitos e a legislação que perpassam a trajetória do ensino de Artes no Brasil. O intuito era tentar entender os caminhos e equívocos que permearam por várias décadas essa área de conhecimento, até as Artes serem reconhecidas como componente obrigatório no Currículo com suas respectivas modalidades, a saber, Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Em um segundo momento, apresentamos os marcos que levaram a se constituir o conceito de Educação Inclusiva, permitindo a convivência e a integração social dos estudantes que apresentam necessidades educativas especiais e assim, favorecendo a diversidade na escola de ensino regular. Atualmente muito se discute sobre Educação Inclusiva; entretanto, não basta apenas inserir esses estudantes a salas de aulas comuns, é preciso criar condições para que todos possam desenvolver suas capacidades diante do processo de ensino e aprendizagem e para que isso ocorra, devemos capacitar os profissionais que atuam diretamente com esses sujeitos. Nesse sentido, para auxiliar a reflexão sobre esse percurso teórico, apresentamos um relato de experiência, buscando descrever as principais intervenções realizadas, os desafios e os resultados obtidos a partir do contato e do acompanhamento dessa criança autista durante as aulas de Artes Visuais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Artes | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Visual Arts | pt_BR |
dc.subject | Arts Teaching | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Autistic Sprectrum | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o Ensino de Artes e o trabalho de inclusão de estudantes autistas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Formação Docente | pt_BR |
Appears in Collections: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
This item is licensed under a Creative Commons License