https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1218
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
raruzakearateixeiragoncalves.pdf | 8.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Musse, Christina Ferraz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783951D0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sacramento, Igor | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759462Z2 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alvarenga, Nilson Assunção | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703175D2 | pt_BR |
dc.creator | Gonçalves, Raruza Keara Teixeira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4432076Y5 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-24T04:00:34Z | - |
dc.date.available | 2016-04-06 | - |
dc.date.available | 2016-04-24T04:00:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1218 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to characterize the audiovisual memory as brand identity of Juiz de Fora, unpublished research focusing on independent video production, conducted by producer Bem-te-video, founded in 1984 in the city. For the evaluation of the object of study, we used the memorial perspective, adopting the methodology of oral history, which is proposed to reconstruct the historical route through the testimony of the subjects of the experiment. Accordingly, we conducted interviews with 17 people involved in the audiovisual and cultural context of the period, which amounted to the analysis of approximately 20 hours audio recording. Material that transcript offered a rich document about the history of the producer, its directors and production of audiovisual and cultural assets in the city. The survey also included a thorough literature review and the investigation of personal files, newspapers, magazines and photographs and products in audiovisual support. This resulted in a film analysis on the video documentary The Redeemer Bar: Outside this bar, the world is silent, created in 1987 by producer. The work is guided by the understanding of communication processes with conforming identities and sociability, in its historical context, based on concepts and methodologies proposed by Cultural Studies, New History, research on the phenomenon of video in Brazil and the theories of film analysis. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação pretende caracterizar a memória audiovisual como marca identitária de Juiz de Fora, Minas Gerais, privilegiando a investigação inédita sobre a produção independente em vídeo, realizada pela empresa Bem-te-vídeo, fundada em 1984 na cidade. Para a avaliação do objeto de estudo, recorreu-se à perspectiva memorialística, adotando a metodologia da história oral, que tem por proposta reconstruir o percurso histórico por meio do testemunho dos sujeitos da experiência. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas com 17 pessoas, envolvidas no contexto cultural e audiovisual do período, o que totalizou a análise de cerca de 20 horas de gravação em áudio. Material que, transcrito, ofertou um documento rico sobre a história da produtora, de seus realizadores e do processo da produção de bens audiovisuais e culturais na cidade. A pesquisa ainda contou com um exaustivo trabalho de revisão bibliográfica e investigação de arquivos pessoais, de jornais, revistas, fotografias e produtos em suporte audiovisual. Isto resultou em uma análise fílmica sobre o videodocumentário O Bar Redentor: Fora desse bar, o mundo é mudo, criado pela produtora em 1987. A dissertação orienta-se pela compreensão dos processos comunicacionais como conformadores das identidades e das sociabilidades, em seu contexto histórico, baseando-se em metodologias e conceitos propostos pelos Estudos Culturais, a Nova História, as pesquisas sobre o fenômeno do vídeo no Brasil e as Teorias da Análise Fílmica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Produção independente em vídeo | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Bem-te-vídeo | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual memory | pt_BR |
dc.subject | Independent video production | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Bem-te-vídeo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Narrativas à margem: imaginário, memória e identidade na produção audiovisual da Bem-te-vídeo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.