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dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.contributor.referee2Feres Júnior, João-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784089T7pt_BR
dc.creatorAlmeida, Ana Paula Evangelista de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212877H0pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:59:35Z-
dc.date.available2016-04-07-
dc.date.available2016-04-24T03:59:35Z-
dc.date.issued2013-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1215-
dc.description.abstractThis paper analyses the frameworks and discusses the role of print media Setting the Agenda (regarding to the brazilian magazines Veja, Época, Istoé and Carta Capital) in relation to the implementation of the affirmative policies in the public universities in Brazil. In a first moment we analyzed the most extensive published reports on the subject between April 2002 and April 2012, totalizing 39 magazines. For the stated purpose with respect to the hypothesis of a supposed scheduling, 16 semi-structured interviews were conducted with readers / subscribers of the magazines, which also allowed us to assess, albeit briefly, the profile of these readers, crossing data with respect to its symbolic capital. Our analysis allowed us to state that such media collaborated through a partial positioning and through a set of interests that involve the political and economic fields, not only to disrupt or strengthen the power of the government on the creation of these policies, but to influence the thoughts and reflections of individuals about the possible consequences, especially negative, of the implementation of this new educational approach.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar os enquadramentos e discutir o papel de agendamento da mídia impressa (no que diz respeito às revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital) com relação à implantação das políticas afirmativas nas universidades públicas do Brasil. Em um primeiro momento foram analisadas as mais extensas reportagens publicadas sobre o tema, desde abril de 2002 até abril de 2012, totalizando um total de 39 matérias. Para o propósito apresentado com relação à hipótese de um possível agendamento, foram realizadas 16 entrevistas semiestruturadas com leitores/assinantes das revistas, o que permitiu avaliar também, ainda que de forma sucinta, o perfil desses leitores, cruzando dados com relação ao seu capital simbólico. Nossa análise permitiu afirmar que esses meios de comunicação colaboraram através de um posicionamento parcial e por meio de um jogo de interesses que envolvem os campos políticos e econômicos, não apenas para desarticular ou fortalecer o poder do governo quanto à criação dessa política, mas para influenciar as reflexões dos indivíduos sobre as possíveis consequências, em especial negativas, da implantação dessa nova medida educacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas afirmativaspt_BR
dc.subjectRevistas impressaspt_BR
dc.subjectEnquadramentopt_BR
dc.subjectAgendamento midiáticopt_BR
dc.subjectAgenda settingpt_BR
dc.subjectPolicies affirmativept_BR
dc.subjectFramingpt_BR
dc.subjectMagazinespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleVisibilidade versus opacidade: análise dos enquadramentos e dos agendamentos das reportagens das revistas impressas; Veja, Época, Carta Capital e IstoÉ frente à implantação das políticas afirmativas nas universidades brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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