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dc.contributor.advisor1Pereira, Marcus Vinícius Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2498204826579831pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Francione Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6262224578426097pt_BR
dc.contributor.referee2Marins, Paulo Roberto Affonso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0184584802331353pt_BR
dc.creatorNascimento, Luiz Roberto do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1303657392717828pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-07T12:17:21Z-
dc.date.available2021-01-07-
dc.date.available2021-01-07T12:17:21Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12152-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate how music teachers from Juiz de Fora use mobile applications in their classes, identifying the possibilities and possible barriers in the use of these technologies. In the methodological path, a qualitative investigation was adopted, with an online questionnaire and, based on the answers, in-depth interviews were conducted with five music teachers. About the choice of these professionals, some criteria were presented, such as: availability; teachers who work with applications, even if he/she were from a generation prior to the use of these devices; and teachers who don’t use apps, even if he/she were from this technological generation. Ast music teachers at Juiz de Fora have already been using mobile applications in their classes, the research sought to understand and analyze how this process occurs, thus seeking to know these practices and possibilities of using these tools. In the investigation, both obstacles related to the demands presented by the teachers, as well as contributions to the use of these devices in their music classes, related to their appropriation by the subjects, were evidenced. In this sense, it was possible to observe that music teachers use mobile applications for the preparation of their classes and for some work in the classroom, but not specifically apps aimed at music, but other devices that are used to assist them in teaching music. With this, it became evident that the smartphone is the main technological tool of the music teacher, that these professionals are able to relate skillfully with technological devices, dominate more common applications, but need to deepen their knowledge in relation to apps associated with education musical, and, also, new methodological ways of using it at their classes.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar como os professores de música da Rede Municipal de Educação Juiz de Fora utilizam os aplicativos móveis em suas aulas, identificando as possibilidades e possíveis entraves no uso destas tecnologias. No percurso metodológico, foi adotada a investigação de cunho qualitativo, contando com questionário online e, com base nas respostas, foram realizadas entrevistas de aprofundamento com cinco professores de música. Para a escolha destes profissionais, foram apresentados alguns critérios como: disponibilidade, trabalhar com aplicativos, mesmo sendo de uma geração anterior aos usos destes aparatos, não utilização de apps, mesmo sendo desta geração tecnológica. Tendo em conta que os professores de música da Rede Municipal de Educação Juiz de Fora já vêm se utilizando de aplicativos móveis em suas aulas, a pesquisa buscou compreender e analisar como se dá este processo, procurando assim conhecer estas práticas e possibilidades de usos dessas ferramentas. Na investigação, foram evidenciados tanto obstáculos relacionados às demandas apresentadas pelos professores, quanto contribuições para o uso destes dispositivos em suas aulas de música relacionadas à sua apropriação pelos sujeitos. Nesse sentido, foi possível observar que os professores de música usam aplicativos móveis para elaboração de suas aulas e para alguns trabalhos em sala de aula, mas não especificamente apps voltados para música, mas outros dispositivos que são utilizados para auxiliá-los no ensino de música. Com isto, ressaltou-se que o smartphone é a principal ferramenta tecnológica do professor de música, que estes profissionais se relacionam de forma hábil com os aparatos tecnológicos, dominam aplicativos mais comuns e corriqueiros, mas necessitam aprofundar seus conhecimentos em relação aos apps associados à educação musical, bem como em novas metodologias que os auxiliem em suas aulas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectMobile applicationspt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAplicativos móveis no ensino de música: Possibilidades para a educação musical na Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora – MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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