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dc.contributor.advisor1Bruno , Adriana Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2pt_BR
dc.contributor.referee1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Maria Cândida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795005U8pt_BR
dc.creatorVieira Neto, Octavio Silvério de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4254000U8pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:58:39Z-
dc.date.available2016-04-07-
dc.date.available2016-04-24T03:58:39Z-
dc.date.issued2013-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1214-
dc.description.abstractThe problem that guided this research was done by means of the question: how do the researchers, who study about the cyberspace, understand the meaning and the process of subjectivity formation of adult subjects in formal education amid digital culture? This study aimed to analyze the research problem, through an analysis of the statements of the discourses produced by the subjects, namely researchers from national and international reference in cyberculture studies and co-teacher trainers. The research instrument was used to interview (open) through feature digital communication (Skype) or through meetings. The Genealogy (Nietzsche) was the methodological approach used in this research, articulated to Discourse Analysis (Foucault), potentiated the analyzes among the forces, convergence, divergence and crossings of the data set by the research subjects. The referential theoretical was delimited with philosophers who gave critical support issues investigated - especially Friedrich NIETZSCHE contributions associated with Gilles DELEUZE and Michel FOUCAULT - and theorists of Education and Communication indicated that the possible insights into the concepts of cyberculture, training and subjectivity (Pierre LÉVY, André LEMOS, Lucia SANTAELLA, Fernando, REY GONZALEZ, Maria Candida MORAES, Edméa SANTOS, Adriana Rocha BRUNO, among others). The findings signaled that the cyberculture is indeed "a" contemporary culture and that teacher training is essential for the social subjectivity and individual subjectivity in society and culture today. However, it is necessary that another perspective is incorporated formative education in the social and individual subjectivities through, and if they are included, so as to cause the reorganization of the curriculum for the digital age.pt_BR
dc.description.resumoO problema que norteou esta investigação se fez por meio da questão: como os pesquisadores, que estudam sobre a cibercultura, compreendem o sentido de formação e o processo de subjetivação dos sujeitos adultos, na educação formal, em meio à cultura digital? Objetivou-se analisar a problemática da pesquisa, por meio uma análise dos enunciados dos discursos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, a saber: pesquisadores de referência nacional e internacional nos estudos da Cibercultura e co-formadores de professores. Como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista (aberta), por meio de recurso de comunicação digital (Skype) ou por meio de encontros presenciais. A Genealogia (Nietzsche) foi a abordagem metodológica utilizado nesta investigação que, articulada à Análise do Discurso (Foucault), potencializou as análises em meio às forças, convergências, divergências e atravessamentos dos dados enunciados pelos sujeitos da pesquisa. O referencial teórico foi delimitado com os filósofos que deram o suporte crítico às questões investigadas - especialmente Friedrich NIETZSCHE associado às contribuições Gilles DELEUZE e Michel FOUCAULT - e com teóricos da Educação e da Comunicação que apontaram possíveis compreensões sobre as noções de cibercultura, formação e subjetivação (Pierre LÉVY; André LEMOS, Lucia SANTAELLA, Fernando, GONZÁLEZ REY, Maria Cândida MORAES, Edméa SANTOS, Adriana Rocha BRUNO, entre outros). Os achados sinalizaram que a cibercultura é de fato “a” cultura contemporânea e que a formação docente é imprescindível para a subjetivação social e individual na sociedade e cultura atuais. Porém, é necessário que outra perspectiva formativa seja incorporada à educação, em que as subjetividades individual e social se atravessem e se integrem, de modo a provocar a reorganização do currículo para a era digital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectSentido de Formaçãopt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectSense formationpt_BR
dc.subjectSubjectivationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs sentidos da formação humana na cibercultura: múltiplos olhares dos pesquisadores para a subjetivação do adulto na cultura digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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