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dc.contributor.advisor1Mármora, Claudia Helena Cerqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3431595009135077pt_BR
dc.contributor.referee1Keller, Edelvais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7341371639440080pt_BR
dc.contributor.referee2Taveira, Izabela Maria Rezende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0100981978645365pt_BR
dc.creatorCunha, Gabriela Fernandes De Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2074076949877552pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-22T14:27:48Z-
dc.date.available2020-12-22-
dc.date.available2020-12-22T14:27:48Z-
dc.date.issued2020-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12103-
dc.description.abstractWork plays a central role in people's lives, but it is known that the mental health of workers has been the target of several studies that point to work as a source of illness. Despite status and position, the manager is also an employee of the organization and the role brings a variety of responsibilities and differentiated challenges, which can lead to serious problems related to mental health. The present work aims to study stressat work and quality of work life among supervisors of private companies in the call center sector, who are the direct managers of the service teams. The research was conducted through a descriptive and exploratory cross-sectional design, adopting a qualitative methodology, seeking the primary objective of describing participant's perceptions about quality of life, sources of tension, possible physical and emotional symptoms, effects, and control strategies. Secondarily, with a descriptive and comparative cross-sectional design, quantitative methodology was used to quantify stress, using a correlation between the salivary cortisol concentration and the Perceived Stress Scale (PSS-10). Given this, the results are expected to guide interventions focused on prevention and health promotion in the workplace.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho ocupa um papel central na vida das pessoas, porém sabe-se que a saúde mental de trabalhadores tem sido alvo de diversas pesquisas que apontam para o trabalho como propiciador de adoecimento. Apesar do status e da posição, o gestor também é um colaborador da organização e a função traz uma variedade de responsabilidades e desafios diferenciados, o que pode acarretar problemas graves relacionados à saúde mental. O presente trabalho visou estudar o estresse e a qualidade de vida no trabalho entre supervisores de organizações privadas do setor de call center, sendo estes os gestores diretos das equipes de atendimento. A pesquisa foi conduzida a partir de desenho transversal, descritivo e exploratório, adotando metodologia qualitativa, buscando-se o objetivo primário de descrever as percepções dos participantes quanto à qualidade de vida no trabalho, fontes de tensão, possíveis sintomas físicos e emocionais, impactos na produtividade e mecanismos de regulação. Secundariamente, com desenho transversal, descritivo e comparativo, utilizando metodologia quantitativa, objetivou-se quantificar o estresse entre eles, utilizando correlação entre análise da concentração de cortisol salivar e pontuação na Escala de Estresse Percebido (PSS-10). Diante disso, espera-se que os resultados norteiem intervenções com foco em prevenção e promoção de saúde no ambiente laboral.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstresse no trabalhopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectCallcenterpt_BR
dc.subjectSupervisorespt_BR
dc.subjectJob stresspt_BR
dc.subjectQuality of work lifept_BR
dc.subjectCall centerpt_BR
dc.subjectSupervisorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEstresse e qualidade de vida no trabalho de supervisores de call center em uma cidade do estado de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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