https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12085
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
franciscodaschagasxavierdeousa.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Botelho, Laura Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8723594801152544 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0228497864141491 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Dedilene Alves de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3907768617025032 | pt_BR |
dc.creator | Sousa, Francisco das Chagas Xavier de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6961259616512634 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T20:52:41Z | - |
dc.date.available | 2020-12-17 | - |
dc.date.available | 2020-12-18T20:52:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12085 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute as dificuldades de proficiência leitora verificados em alunos de Ensino Médio numa escola pública da rede estadual do Ceará. O presente trabalho fundamenta-se nas discussões sobre a teoria dos Estudos do Letramento, nos conceitos de leitura e formação de leitores propostos, principalmente, por autores como Ângela Kleiman, Brian Street, Delaine Cafiero, Isabel Solé, Souza et al. dentre outros. O objetivo geral definido para este estudo é compreender as causas das dificuldades de proficiência leitora observadas nos alunos que estão finalizando o Ensino Médio da Escola Monsenhor Antero, pertencente à rede estadual pública do Ceará. Os objetivos específicos são: I - descrever a situação que envolve os aspectos de competência leitora relacionados às avaliações externas nos seus contextos macro e micro em relação à escola considerada; II - analisar as dificuldades em leitura, na perspectiva dos professores das diversas áreas, relacionando aos autores que discutem a temática do letramento, formação de leitores e interdisciplinaridade; III - propor soluções que contribuam para o aprimoramento do trabalho em leitura a ser executado através de propostas pedagógicas aplicadas pela gestão da escola tendo em vista a melhoria de seus resultados. Assumimos como hipóteses que o trabalho com leitura desenvolvido pela instituição pode influir nos resultados apresentados, principalmente nas avaliações, embora também devam ser considerados em sua análise aspectos relacionados ao contexto local e determinadas políticas educacionais implantadas pela rede que impactam diretamente nesses números. Para tanto, utilizamos, como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, por meio da qual pudemos identificar alguns equívocos na concepção e no trabalho com leitura realizados pelos profissionais da escola e de como deve ser implementado um processo de formação de leitores. Ficou comprovado que os professores compreendem a importância do trabalho com a leitura, porém precisam rever algumas de suas estratégias e metodologias em sala. Nosso Plano de Ação Educacional baseia-se em cinco orientações básicas, objetivando ampliar a competência dos alunos, dentre eles o uso de um protocolo de leitura elaborado e validado junto aos professores e gestão escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Avaliações externas | pt_BR |
dc.subject | Competências leitoras | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de competências leitoras em alunos do Ensino Médio: desafios de uma escola pública no Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License