Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12085
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franciscodaschagasxavierdeousa.pdf1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Botelho, Laura Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8723594801152544pt_BR
dc.contributor.referee1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Dedilene Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3907768617025032pt_BR
dc.creatorSousa, Francisco das Chagas Xavier de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6961259616512634pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-18T20:52:41Z-
dc.date.available2020-12-17-
dc.date.available2020-12-18T20:52:41Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12085-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute as dificuldades de proficiência leitora verificados em alunos de Ensino Médio numa escola pública da rede estadual do Ceará. O presente trabalho fundamenta-se nas discussões sobre a teoria dos Estudos do Letramento, nos conceitos de leitura e formação de leitores propostos, principalmente, por autores como Ângela Kleiman, Brian Street, Delaine Cafiero, Isabel Solé, Souza et al. dentre outros. O objetivo geral definido para este estudo é compreender as causas das dificuldades de proficiência leitora observadas nos alunos que estão finalizando o Ensino Médio da Escola Monsenhor Antero, pertencente à rede estadual pública do Ceará. Os objetivos específicos são: I - descrever a situação que envolve os aspectos de competência leitora relacionados às avaliações externas nos seus contextos macro e micro em relação à escola considerada; II - analisar as dificuldades em leitura, na perspectiva dos professores das diversas áreas, relacionando aos autores que discutem a temática do letramento, formação de leitores e interdisciplinaridade; III - propor soluções que contribuam para o aprimoramento do trabalho em leitura a ser executado através de propostas pedagógicas aplicadas pela gestão da escola tendo em vista a melhoria de seus resultados. Assumimos como hipóteses que o trabalho com leitura desenvolvido pela instituição pode influir nos resultados apresentados, principalmente nas avaliações, embora também devam ser considerados em sua análise aspectos relacionados ao contexto local e determinadas políticas educacionais implantadas pela rede que impactam diretamente nesses números. Para tanto, utilizamos, como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, por meio da qual pudemos identificar alguns equívocos na concepção e no trabalho com leitura realizados pelos profissionais da escola e de como deve ser implementado um processo de formação de leitores. Ficou comprovado que os professores compreendem a importância do trabalho com a leitura, porém precisam rever algumas de suas estratégias e metodologias em sala. Nosso Plano de Ação Educacional baseia-se em cinco orientações básicas, objetivando ampliar a competência dos alunos, dentre eles o uso de um protocolo de leitura elaborado e validado junto aos professores e gestão escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectCompetências leitoraspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de competências leitoras em alunos do Ensino Médio: desafios de uma escola pública no Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons