Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12042
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ciceromoraisdantas.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Colchete Filho, Antonio Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5922400672416402pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5835701671468672pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Carla da Conceicao de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorDantas, Cícero Morais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6783021934001817pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T23:03:46Z-
dc.date.available2020-12-10-
dc.date.available2020-12-10T23:03:46Z-
dc.date.issued2020-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12042-
dc.description.abstractThis dissertation is developed within the scope of the Professional Master’s degree in Management and Evaluation of Education at the Center for Public Policy and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case study addresses community participation in the decisions of the School Council of the Simão Ângelo High School, in Penaforte, Ceará. This dissertation aims to answer the following question: in what manners can school management encourage community participation in collegiate bodies so that the said body fulfills its democratic function? Besides identifying the reasons for the School Council's inoperability, this case study aims to contribute so the Council can become an organ that expands everyone's participation and commitment to education, involving and motivating the community to participate in democratic management in school. This dissertation’s methodology was developed through qualitative research, using interviews with semi-structured scripts carried out with members of the School Council and teachers, as well as the analysis of documents referring to the collegiate at federal, state and local levels. As it was possible to extract from the consultations made to the minutes of the years 2016, 2017 and 2018 of the School Council, the presence of community members for the composition of the collegiate bodies and their participation in the meetings are low; few assemblies are held; and the content of the counselors' deliberations is limited only to technical and administrative matters of the school. Based on these results, it is argued that this study, through theoretical discussion and the proposition of an EAP (Educational Action Plan), or PAE in portuguese, can contribute to overcoming the difficulties of the school in relation to this theme, as well as aims to promote a participatory management that is open and democratic to the community.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo de caso aborda a participação da comunidade no Conselho Escolar da Escola de Ensino Médio Simão Ângelo, Penaforte, Ceará. Esta dissertação pretende responder à seguinte pergunta: de que forma a gestão escolar pode incentivar a participação da comunidade nos colegiados para que tal órgão cumpra com sua função democrática? Além de identificar as razões da inoperância do Conselho Escolar, este estudo pretende contribuir para que o Conselho se torne um órgão que amplie a participação e o comprometimento de todos para com a educação, envolvendo a comunidade na gestão democrática. A metodologia do trabalho foi desenvolvida por meio de pesquisa qualitativa, com realização de entrevistas com roteiros semiestruturados, realizadas com membros do Conselho Escolar e professores, além da análise de documentos referentes ao colegiado nos âmbitos federal, estadual e local. Conforme se pôde extrair das consultas realizadas às atas dos anos 2016, 2017 e 2018 do Conselho Escolar, a presença dos membros da comunidade para composição dos colegiados e sua participação nas reuniões são baixas; são realizadas poucas assembleias; e o teor das deliberações dos conselheiros são limitados somente a assuntos técnico-administrativos da escola. A partir de tais resultados, sustenta-se que este estudo, através de discussão teórica e da proposição de um PAE (Plano de Ação Educacional), pode contribuir para a superação das dificuldades da escola em relação a essa temática, bem como visa promover uma gestão participativa, aberta e democrática à comunidade. Com objetivos de descrever e analisar o funcionamento do Conselho e propor um plano de ação. A pesquisa trabalhou com a hipótese de que este estudo venha contribuir para a superação das dificuldades da escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectSchool councilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO conselho escolar como espaço de participação: uma reflexão sobre a prática democrática em uma escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons