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dc.contributor.advisor1Moreira, Sônia Virgínia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9376359238443176pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda Júnior, Joaquim José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457784287722132pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, José Aparecido de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5126199136503348pt_BR
dc.creatorSilva, Elisa de Macedo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0188641995294424pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T23:02:17Z-
dc.date.available2020-12-10-
dc.date.available2020-12-10T23:02:17Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12040-
dc.description.abstractThe popularization of the access to digital media, especially social networks, has opened the possibility of using online spaces for the dissemination of information and opinion by the average citizen (SHIRKY, 2011). An audience that previously did not have much scope to express their ideas, criticize and interact with the information received, found on the Internet and social networks an environment to share their views on any topic, including promoting electoral and sociological propaganda. (ELLUL, 1973), allowing voters to actually participate in the public debate through organized (coordinated or spontaneous) actions in online and offline environments during the election campaign period. This research aims to record and analyze the contexts of meaning making of conservative discourse in the 2018 election, through militancy and candidate Jair Bolsonaro (PSL). It will also seek to reflect on the role of traditional media in Internet time, social networks and the low credibility of institutions in Brazil. In 2018, research showed that "three institutions in the universe of political representation" were among the least reliable in the country: 68% of people stated that they had no confidence in political parties, 67% had no confidence in the National Congress and 64% in the presidency of the United States. Republic (DATAFOLHA, 2018). So, we intend to deepen the knowledge about the processes that involved the 2018 electoral period, considering in particular the relationship between the perception of the public's reality-world and that offered by the media that claim to represent it.pt_BR
dc.description.resumoA popularização do acesso às mídias digitais, em especial as redes sociais, abriu a possibilidade de uso de espaços on-line para a disseminação de informação e opinião pelo cidadão comum (SHIRKY, 2011). Uma audiência que antes não tinha espaço de grande alcance para expor suas ideias, criticar e interagir com as informações recebidas, encontrou, na internet e nas redes sociais, um ambiente para compartilhar seus pontos de vista sobre qualquer tema, inclusive promovendo ações de propaganda eleitoral e sociológica (ELLUL, 1973), permitindo que os eleitores participassem de fato do debate público por meio de ações organizadas (coordenadas ou espontâneas) nos ambientes on-line e off-line durante o período da campanha eleitoral. Esta pesquisa tem como objetivo registrar e analisar os contextos de produção de sentido do discurso conservador na eleição de 2018, através da atuação da militância e do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Buscar-se-á, ainda, refletir sobre o papel da mídia tradicional em tempo de internet, redes sociais e pouca credibilidade das instituições no Brasil. Em 2018, pesquisa mostrou que "três instituições no universo da representação política" estavam entre as menos confiáveis do país: 68% das pessoas declararam não ter confiança nos partidos políticos; 67% não ter confiança no Congresso Nacional; e 64% na Presidência da República (DATAFOLHA, 2018). Com isso, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre os processos que envolveram o período eleitoral de 2018, considerando em especial a relação entre a percepção da realidade sobre o mundo por parte do público e aquela oferecida pelos meios de comunicação que dizem representá-lo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCampanha eleitoral 2018pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectConservadorismopt_BR
dc.subject2018 Electoral campaignpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectConservatismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleRedes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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