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dc.contributor.advisor1Pereira, Michele Munk-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8094404295191170pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Castro, Roney Polato de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537816801948657pt_BR
dc.contributor.referee1Vitarelli, Narah Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0677732990855020pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2431258136255638pt_BR
dc.creatorAfonso, Marcela Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568986032455568pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T22:52:23Z-
dc.date.available2020-12-10-
dc.date.available2020-12-10T22:52:23Z-
dc.date.issued2020-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12039-
dc.description.abstractWhen recognizing the difficulties presented by students in the construction of biological thinking and the need for scientific literacy, the reflection of methodologies and ways to reach students are important. In this new way of thinking about the teaching-learning process, we seek to implement active and meaningful activities that can interconnect abstract contents such as understanding measurement scales, biological determination of hereditary characteristics, basic concepts of genetics, chromosomes and diversity. The themes are related in several aspects, being quite complex to be assimilated by students. Therefore, the objective of this work is to present an alternative way to work on the contents of genetic inheritance in high school, from the proposition of a didactic sequence that allows students to reflect through the active perspective the perception of scale, inheritance of sex chromosomes and multiple dimensions of diversity. Activities include showing a film, expository-dialogue class, drawing workshop, classes with active methodology, use of information technologies and structured debate. As an evaluation, the same questionnaire was applied in two moments: at the beginning and at the end of the sequence. Their analysis was quantified on the average of correct answers for each question (1 to 5) in the two moments of the test. As a result, the average of correct answers in the evaluation after the sequence was higher. Qualitative assessments and analyzes were also carried out during all stages of the sequence. A clear motivation of the students was observed in relation to the activities worked on. Some promoted more engagement than others; such as, for example, more dynamic actions, using technologies and visual aids. In this context, we understand that the sequence proved to be very useful for the development of the themes and, consequently, for the learning of the content. We conclude that, in view of the diversity of intelligences found in a classroom, it is necessary to change and diversity in the teaching-learning processes through active and meaningful methodologies.pt_BR
dc.description.resumoAo reconhecer as dificuldades apresentadas pelos estudantes na construção do pensamento biológico e a necessidade de um letramento científico, a reflexão de metodologias e de formas de alcançar os estudantes fazem-se importantes. Nessa nova forma de pensar o processo de ensino-aprendizagem, busca-se a implementação de atividades ativas e significativas que possam interligar conteúdos abstratos como a compreensão de escalas de medidas, determinação biológica de características hereditárias, conceitos básicos de genética, cromossomos e diversidade. Os temas relacionam-se em diversos aspectos, sendo eles bastante complexos de serem assimilados pelos estudantes. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma forma alternativa de se trabalhar os conteúdos de herança genética no ensino médio, a partir da proposição de uma sequência didática que possibilite aos discentes reflexão por meio da perspectiva ativa a percepção de escala, herança de cromossomos sexuais e múltiplas dimensões de diversidade. As atividades incluem exibição de um filme, aula expositiva-dialogada, oficina de desenho, aulas com metodologia ativa, uso de tecnologias de informação e debate estruturado. Como avaliação, foram aplicados o mesmo questionário em dois momentos: ao início e ao término da sequência. Sua análise foi quantificada sobre a média de acertos para cada questão (1 a 5) nos dois momentos do teste. Como resultado, a média de acertos na avaliação posterior à sequência foi maior. Também foram realizadas avaliações e análises qualitativas durante todas as etapas da sequência. Foi observada clara motivação dos alunos frente às atividades trabalhadas. Algumas promoveram mais engajamento que outras; como, por exemplo, ações mais dinâmicas, usando tecnologias e recursos visuais. Nesse contexto entendemos que a sequência se mostrou muito proveitosa para o desenvolvimento dos temas e, consequentemente, para a aprendizagem do conteúdo. Concluímos que, frente a diversidade de inteligências encontrada numa sala de aula, é necessária a mudança e diversidade nos processos de ensino-aprendizagem passando por metodologias ativas e significativas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectProporçãopt_BR
dc.subjectMicroescalapt_BR
dc.subjectEnsino de biologia celular e genéticapt_BR
dc.subjectTecnologias de informaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas ativaspt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectProportionpt_BR
dc.subjectMicroscalept_BR
dc.subjectTeaching cell biology and geneticspt_BR
dc.subjectInformation technologiespt_BR
dc.subjectActive toolspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titlePercepção de escalas, cromossomos, herança genética e diversidade: sequência didática para o ensino de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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