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dc.contributor.advisor1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658828214411961pt_BR
dc.contributor.referee1Pagni, Elena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6487752099963793pt_BR
dc.contributor.referee2Toledo, Daniel da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091013835362460pt_BR
dc.creatorRibeiro, Luan Alves dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4621975256548680pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T19:51:19Z-
dc.date.available2020-12-10-
dc.date.available2020-12-10T19:51:19Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12033-
dc.description.abstractThis study aims to investigate, with special emphasis on the work Der Ursprung des Kunstwerks (The Origin of the Work of Art), the essence (Wesen) of the work of art according to the principles of Martin Heidegger. For this, the research will be conducted in the realm where its question is inserted, namely the question of being (Seinsfrage). The work also shows how Heidegger brings the artistic closer to the truth, conceiving it, in turn, as an event based on the common bond (Zusammengehörigkeit) between being and man. Art, from this perspective, becomes a path through the unveiling of being. A path without an end in which the historical ways of a people start and restart. Place (Ort) of perpetual mystery that awakens us to the remembrance (Andenken) of what we, contemporaries, commonly tend to forget: the very overabundance of the ways through which the being and Da-sein appropriate and expropriate themselves in a single event.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo investigar, com foco especial à obra Der Ursprung des Kunstwerks (A Origem da obra de Arte), a essência (Wesen) da obra de arte segundo o pensamento de Martin Heidegger. Para isso, adentramos no âmbito a partir do qual toda a sua indagação se insere, a saber, a questão do ser (Seinsfrage). Visamos evidenciar como o supracitado pensador aproxima o artístico da verdade concebendo, por sua vez, esta como um acontecimento fundado no comum-pertencer (Zusammengehörigkeit) entre ser e homem. A arte, por essa perspectiva, torna-se um caminho pelo desvelamento do ser. Um caminho sem chegada por onde se começa e se recomeça as vias históricas de um povo. Local (Ort) de perpétuo mistério que nos desperta para a rememoração (Andenken) do que nós, contemporâneos, tendemos comumente a nos esquecer: a superabundância mesma das vias por onde ser e Da-sein se apropriam e se expropriam num único evento.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectSerpt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectAcontecimento-apropriadorpt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectBeingpt_BR
dc.subjectTruthpt_BR
dc.subjectEnowingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleA arte como caminho para o desvelamento do ser em Martin Heideggerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



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