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dc.contributor.advisor1Torres, Mariana Cassab-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6048906588257879pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Sandra Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9055223881868290pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Maria Leopoldina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894253772858993pt_BR
dc.creatorLuz, Maria da Conceição Carvalho Brandt da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290833154705944pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-08T13:53:09Z-
dc.date.available2020-12-08-
dc.date.available2020-12-08T13:53:09Z-
dc.date.issued2020-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11999-
dc.description.abstractThe present work is a result of several concerns towards the role of the pedagogical coordination in the school environment. The choice in highlighting this professional is not something random. It is a recognition of its importance in the knowledge-and-practicedefinition process put in action in school and also as a curricular co-maker educator, which is provoked to act as a popular educator. As background, we find the Project Times of learning Flow Correction (Projeto de Correção de Fluxo Tempos de Aprender) in the educational municipal system of Juiz de Fora, implemented in the municipal schools in 2015. It is set as a public policy that seeks to guarantee of the outskirt youth the learning right which, for some reason, had their educational path curbed. From this scenery, we will debate the curricular making process, understanding it as a constant dispute field, therefore, it is neither ready nor static. It sure can be understood as a selection with its own characteristics, organizations and criterias, historically built. These debates were based on authors such as Sacristán (2000), Arroyo (2010), Paulo Freire (1996), Antônio Nóvoa (1992), Goodson (2009) and others that deal with curriculum from a critical theory perspective. We used the history of life as methodology, a qualitative method that allows us to understand social phenomena through experiences reports. We intend to, through the history of life of the pedagogical coordinators, understand the curricular making process of the Project Times of Learning Flow Correction. Therefore, we reach the conclusion that even facing challenges, resistance and limits, the interviewed coordinators can develop their role because in addition to seek to develop a continuous training work for the educators who work in the field; provide administrative support to the management personnel, they can coordinate a pedagogical work in order to develop a curricular proposal along with the different school actors.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é o resultado de inúmeras inquietações a respeito do papel da coordenação pedagógica no trabalho escolar. A opção em destacar este profissional não é algo aleatório. É um reconhecimento de sua importância no processo de definição de saberes e práticas colocados em ação na escola e também como um educador coparticipe da fabricação curricular, que é provocado a atuar como um educador popular. Como pano de fundo, encontramos o Projeto de Correção de Fluxo Tempos de Aprender da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, implementado nas escolas do município em 2015. Configura-se como uma política pública que busca garantir o direito de aprendizagem de jovens periféricos que, por algum motivo, tiveram sua trajetória educacional cerceada. Partindo desse cenário, discutiremos o processo de construção curricular, entendo-o como um campo de constantes disputas, por isso, não está pronto e nem é estático. Pode sim, ser entendido como uma seleção com características, organizações e critérios próprios, construído historicamente. Essas discussões foram pautadas em autores como Sacristán (2000), Arroyo (2008), Paulo Freire (1996), Antônio Nóvoa (1992), Goodson (2009) e outros que discutem o currículo a partir da teoria crítica do currículo. Utilizamos como metodologia de pesquisa a história de vida, método qualitativo que permite compreender fenômenos sociais através de relatos de experiência. Desta forma, chegamos à conclusão que mesmo enfrentando desafios, resistências e limites, as coordenadoras entrevistadas, conseguem desenvolver o seu papel pois, além de buscarem desenvolver um trabalho de formação continuada para os educadores que atuam na escola; darem um suporte administrativo para a equipe diretiva, conseguem coordenar um trabalho pedagógico de forma a desenvolver uma proposta curricular junto com os diferentes atores escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectCorreção de fluxopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTempos de Aprenderpt_BR
dc.subjectPedagogical coordinationpt_BR
dc.subjectFlow correctionpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTimes of Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleCriando laços e recriando histórias – Tempos de Aprender: o papel da coordenação pedagógica na construção curricular para as turmas do projeto de correção de fluxo nas escolas municipais de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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