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dc.contributor.advisor1Costa Júnior, Martinho Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984pt_BR
dc.contributor.referee1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257pt_BR
dc.contributor.referee2Valle, Arthur Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586475368967673pt_BR
dc.creatorSilva, Paula Nathaiane de Jesus da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265870290421779pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-01T16:23:38Z-
dc.date.available2020-12-01-
dc.date.available2020-12-01T16:23:38Z-
dc.date.issued2020-07-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11951-
dc.description.abstractThis research aims to study the canvas by the Brazilian artist Oscar Pereira da Silva (1865-1939) entitled The night, and today it is part of the collection of the Mariano Procópio Museum, executed in the year 1927. Artist known for having made several types of painting, we dedicate ourselves in this work to study mainly the allegorical, a gap in the studies about the painter and that our object collaborates in his understanding. Therefore, this work aims to perceive through The Night how the allegorical genre is conceived in the Brazilian arts scene, above all, how the painting presents itself in a hybrid way, also manifesting itself as a female nude. Through the trajectory of the canvas and Pereira da Silva's own biography, we seek to establish a relationship between the artist and others and understand the female representation under his brushes. Through image analysis, the trajectory of The night, Pereira da Silva's sociability network and a specialized bibliography, we can conclude that Oscar's painting does not present itself as a common allegory, when compared with others. Presenting in its composition a distinct invoice that dialogs with its production of the feminine, preserving the body shape and the skin tone. We also understand that, at the national level, allegorical painting was used by the Brazilian Republic as an onslaught in the creation of a national symbol; however, the use of allegorical painting is no longer used as it concentrates its representation of the image of women - which had no space in politics Brazilian. In addition to drawing a network of sociability between Oscar Pereira da Silva and the artist Pedro Américo, being indicated by the research, that the first nurtured an admiration for the second, expressed through The night.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa possui como objetivo o estudo da tela do artista brasileiro Oscar Pereira da Silva (1865-1939) intitulada A noite, e hoje integra o acervo do Museu Mariano Procópio, executada no ano de 1927. Artista conhecido por ter realizado diversos gêneros de pintura, nos dedicamos neste trabalho a estudar principalmente o alegórico, uma lacuna nos estudos sobre o pintor e que nosso objeto colabora em sua compreensão. Portanto, este trabalho se propõe a perceber por meio de A noite como o gênero alegórico é concebido no cenário das artes brasileira, sobretudo, como a pintura se apresenta de forma híbrida, se manifestando também como um nu feminino. Através da trajetória da tela e da própria biografia de Pereira da Silva, procuramos estabelecer uma relação do artista com outros e compreender a representação feminina sob seus pinceis. Por meio de análise de imagens, a trajetória de A noite, rede de sociabilidade de Pereira da Silva e uma bibliografia especializada, podemos concluir que a pintura de Oscar não se apresenta como uma alegoria comum, se comparada com outras. Apresentando em sua composição uma fatura distinta e que dialoga com a sua produção do feminino, preservando o modelado do corpo e o tom da pele. Compreendemos também que em âmbito nacional, a pintura alegórica foi empregada pela República brasileira como uma investida na criação de um símbolo nacional, porém, a utilização da pintura alegórica entra em desuso por concentrar sua representação na imagem da mulher – que não tinha espaço na política brasileira. Além de traçarmos uma rede de sociabilidade entre Oscar Pereira da Silva e o artista Pedro Américo, sendo indicado pela pesquisa, que o primeiro nutria uma admiração pelo segundo, expressa através de A noite.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectOscar Pereira da Silvapt_BR
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectNu femininopt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectOscar Pereira da Silvapt_BR
dc.subjectAllegorypt_BR
dc.subjectFemale nudept_BR
dc.subjectBrazilian artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silvapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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