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dc.contributor.advisor1Pissolato, Elizabeth de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727327Y4pt_BR
dc.contributor.referee1Poz Neto, João Dal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785521D3pt_BR
dc.contributor.referee2Tempass, Mártin César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744531Z4pt_BR
dc.creatorOliveira Lopes, Luiz Carlos de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230757H8pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:48:16Z-
dc.date.available2016-04-05-
dc.date.available2016-04-24T03:48:16Z-
dc.date.issued2013-10-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1191-
dc.description.abstractThis thesis has the objective of investigating the economic forms Mbya based on the literature about Guarani collective. Beginning with the comment about “production” and “consume” practices like mentioned in the Guarani ethnography, it´ll demonstrate how the “economic forms” are ways to create and keep the social relations not only between humans but also with some categories of non-humans, relations expressed in a vast social network in which Mbya and other subjects take part. Methodologically the research was based on many ethnographies, that include a vast geographical area from Espírito Santo state to Rio Grande do Sul, indicating singular local conjunctures. Throughout the thesis we tried to show the “agricultural” Guarani´s ‘images’ and the strong “hunt” symbolism, expressing that both have great importance on the Mbya practices orientation. This issue, finally, makes us believe in the suggestion that Guarani people are, at the same time, ‘agricultural labourers’ and ‘hunters’, ideologically articulating gift and predation.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo investigar as formas econômicas Mbya, com base na literatura sobre coletivos Guarani. Partindo do comentário sobre práticas de produção e consumo, conforme abordadas na etnografia Guarani, pretende-se demonstrar como as “formas econômicas” são maneiras de criar e manter laços sociais, tanto entre humanos, quanto com certas categorias de não-humanos, relações expressas em uma ampla rede social da qual os Mbya e outras subjetividades participam. Metodologicamente, a pesquisa foi baseada em várias etnografias, que abrangem uma vasta área geográfica, desde o estado do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul, retratando conjunturas locais singulares. Ao longo da dissertação buscamos problematizar as ‘imagens’ dos Guarani “agricultores” e o forte simbolismo da “caça”, destacando que ambos têm grande importância na orientação das práticas Mbya. Tal abordagem leva-nos, por fim, à sugestão de que os Guarani são, ao mesmo tempo, ‘agricultores’ e ‘caçadores’, ideologicamente articulando dádiva e predação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuaranipt_BR
dc.subjectEconomia Mbyapt_BR
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectCaçapt_BR
dc.subjectGuaranipt_BR
dc.subjectMbya Economicpt_BR
dc.subjectAgriculturalpt_BR
dc.subjectHuntpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEconomia Mbya: formas econômicas na experiência nativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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