Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11916
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maxwellrodriguesdasilva.pdfPDF/A5.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bastos, Ronaldo Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8943562657054260pt_BR
dc.contributor.referee1Conti, Keli Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5426381590352588pt_BR
dc.contributor.referee2Bessegato, Lupercio França-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1996265064545965pt_BR
dc.creatorSilva, Maxwell Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6691666478718441pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-26T13:07:04Z-
dc.date.available2020-11-24-
dc.date.available2020-11-26T13:07:04Z-
dc.date.issued2020-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11916-
dc.description.abstractThis work evaluates the production of meanings by students involved in a didactic sequence of probabilistic literacy activities from the perspective proposed by the Theoretical Model of the Semantic Fields. This research is characterized by the development of a qualitative approach, being the field work developed in a classroom of the discipline of Mathematics for students of the 3rd year of High School in the private sphere of teaching. The investigation took place from the proposition, by the teacher, of a sequence of probabilistic literacy activities that should be investigated by the class. Students divided into groups investigated and proposed procedures for solving the proposed activities. The analysis took place from the process of producing meanings by students in search of the solution of these activities, through Positive Reading, formulated from the adopted theoretical framework. The investigation allowed the recognition of important elements of the referred process and the elaboration of strategies for a sequence of activities that resulted in an educational product that aims to provide reflections and can assist the teacher in his practice, mainly in basic education.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho avalia-se a produção de significados pelos estudantes envolvidos em uma sequência didática de letramento probabilístico a partir da perspectiva proposta do Modelo Teórico dos Campos Semânticos. Esta pesquisa caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma abordagem qualitativa, sendo o trabalho de campo desenvolvido em uma sala de aula da disciplina de Matemática para alunos do 3º ano do Ensino Médio da esfera particular de ensino. A investigação se deu a partir da proposição, pelo professor, de uma sequência de atividades de letramento probabilístico que deveriam ser realizadas pela turma. Os alunos divididos em grupos investigaram e propuseram procedimentos sobre a resolução das atividades propostas. A análise se deu a partir do processo de produção de significados pelos estudantes em busca da solução dessas atividades, por meio da Leitura Positiva, formulado a partir do referencial teórico adotado. A investigação permitiu o reconhecimento de importantes elementos do referido processo e a elaboração de estratégias para uma sequência de atividades que resultaram em um produto educacional que visa proporcionar reflexões e pode auxiliar o professor em sua prática, principalmente, na educação básica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectLetramento probabilísticopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subjectProbabilistic literacypt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectProbabilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma sequência de atividades de letramento probabilístico em uma abordagem pelo Modelo Teórico dos Campos Semânticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons