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dc.contributor.advisor1Menezes, Marcus Bessa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.contributor.referee1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Suely da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2369992471850632pt_BR
dc.creatorPerdigão, Cecília Cavedagne Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T00:36:06Z-
dc.date.available2019-10-06-
dc.date.available2020-11-19T00:36:06Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11881-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case to be studied takes as starting point the results of the students of one public school from Juiz de Fora – MG at the evaluation tests from Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). The general objective was to propose an action plan that contributes to a better learning of Mathematics at the school. This way, a field research was implemented using semi-structured interviews with Mathmatics professors, the school manager, and a school’s Basic Education Specialist. The collected data was analyzed under two axes. The first one is the appropriation of the evaluation results and they’re pedagogical use. In this case the interviews were explored with the ideas of Brook and Cunha (2017), Alavarse and Machado (2015), Weiss (1998) and Soares (2015). In order to support the ideas of the other axe, which is an alalysis of the didactic phenomena based on the perception of the collected interviews, ideas ware mostly based on the work of Chevallard (2013), Menezes (2006), Brousseau (2009), Galves (1994). On one hand, this analysis showed, the need of a better approximation from the school with principles and elements of external evaluation. On the other hand, they demonstrated the need to look at the way Math teaching is happening according to teacher’s expectations, which may be distorting the original objectives of teaching. Thus, this dissertation proposes at the end, one Educational Action Plan, with a set of actions that aim to impact the school, the school community and the professors, bringing information and reflections that can be helpful when searching for an improvement of the Mathematical learning at school and, as a consequence, the improvement of students’ tests performance.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado tomou, como ponto de partida, os resultados dos estudantes de uma escola estadual de Juiz de Fora – MG nos testes de Matemática do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). O objetivo geral foi apresentar um plano de ação que contribua para a melhoria da aprendizagem da Matemática na escola. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de campo para investigar quais as causas do crescimento do percentual de estudantes da Escola Centenário no nível baixo de proficiência, a partir de 2011, nos resultados do SIMAVE, em Matemática no final do Ensino Médio. Essa pesquisa se consolidou em entrevistas semiestruturadas com professores de Matemática, com o gestor e com uma Especialista de Educação Básica da escola. Os dados coletados foram analisados sob dois eixos, sendo o primeiro, a apropriação de resultados e utilização pedagógica da avaliação no qual as entrevistas foram exploradas sob à luz dos autores Brooke e Cunha (2017), Alavarse e Machado (2015), Weiss (1998) e Soares (2015). Para sustentar o outro eixo, que consiste em uma análise dos fenômenos didáticos a partir da percepção das entrevistas coletadas, foram utilizados principalmente os autores Chevallard (2013), Menezes (2006), Brousseau (2009), Galves (1994). As análises revelaram, de um lado, a necessidade de uma maior aproximação da escola com a avaliação externa e seus princípios e elementos. Por outro lado, apontaram a necessidade de um olhar para a forma com que o ensino da Matemática vem sendo trabalhado por parte dos professores, que, em função de suas expectativas, que podem estar distorcendo os objetivos do ensino. Dessa maneira, este trabalho traz, ao final, um Plano de Ação Educacional (PAE) com um conjunto de ações que visam impactar a escola, a comunidade escolar e os professores, trazendo informações e reflexões que podem auxiliar o trabalho em busca da melhoria da aprendizagem da Matemática e, como consequência, do desempenho nos testes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBaixo desempenho em matemáticapt_BR
dc.subjectFenômenos didáticospt_BR
dc.subjectSimavept_BR
dc.subjectLow performance at mathmaticspt_BR
dc.subjectDidactical phoenomenapt_BR
dc.subjectSimavept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desempenho dos estudantes no PROEB e os fenômenos didáticos na sala de aula em uma Escola Estadual Mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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