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dc.contributor.advisor1Souza, Elisabeth Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3039791823743863pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5835701671468672pt_BR
dc.contributor.referee2Barcellos, Marcília Elis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2592755841165370pt_BR
dc.creatorFargnoli, Rosane Pimenta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9131671966022362pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-18T22:44:31Z-
dc.date.available2020-11-17-
dc.date.available2020-11-18T22:44:31Z-
dc.date.issued2020-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11870-
dc.description.abstractThe present thesis was developed in the Professional Masters Programme in Educational Management and Evaluation (PPGP) of the Public Policy and Educational Evaluation Center from the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research discusses the management of inclusive practices and proposes reflections from the perspective of support teachers of the last years of the basic education, in the Flowery Fields State School (fictitious name used to preserve the real identity of the institution), from the Regional Education Superintendence (SRE) of Sete Lagoas, Minas Gerais. The research intended to unveil the management of the inclusive practices, and also to rethink to what extent such practices have been contributing to the consolidation of the inclusive processes. The general objective of the research is to analyze, from the interviewees’ perspective, the support teacher’s role in the inclusive practices management of the Specialized Educational Attendance (AEE). Specific objectives were to describe Brazil’s and Minas Gerais’ special education public policies, and it’s repercussions in SRE Sete Lagoas; to analyze the inclusive practices management developed by the support teachers, seeking to identify their difficulties and challenges and correlating it to their qualification; and, lastly, to propose an action plan seeking the improvement the inclusive processes at the researched school. The research have a qualitative nature, and the field interview was a research instrument. As theoretical references, the thesis was based on the studies of Mantoan (1997; 2001; 2003), Carvalho (2013), Capellini (2004, 2008, 2009), Beyer (2005, 2013), Glat (2011, 2012), Silva (2007), Nóvoa (2012), Tardif (2013), Booth e Ainscow (2011), amongst others. For those authors, inclusive school must reinvent itself, transforming its entire organizational and physical structure, and also its pedagogical and curricular practices, seeking to accept diversity and to promote the Education to All. One of the foremost cornerstones of this process is the teachers’ initial and continued qualification, which must be on the center of educational public policies.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). A pesquisa discute a gestão de práticas inclusivas e propõe reflexões a partir do olhar das Professoras de Apoio que atuam no Ensino Fundamental (anos finais) da Educação Básica, na Escola Estadual Campos Floridos (nome fictício usado para preservar a identidade da instituição), na Superintendência Regional de Ensino (SRE) Sete Lagoas, Minas Gerais. O motivo que nos leva a pesquisar a temática em questão é o interesse em desvendar a gestão das práticas inclusivas e repensar em que medida tais práticas têm contribuído para consolidar os processos de inclusão. O objetivo geral deste trabalho é analisar, a partir da perspectiva das professoras entrevistadas o papel das Professoras de Apoio na gestão de práticas inclusivas no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Dentro dos objetivos específicos, descrevemos as políticas públicas voltadas para a Educação Especial, no Brasil e na rede estadual de Minas Gerais, e seus desdobramentos na SRE de Sete Lagoas; analisamos a gestão de práticas inclusivas desenvolvidas pelas Professoras de Apoio, buscando identificar as dificuldades e os desafios enfrentados, além de correlacioná-los à sua formação; por fim, propomos um Plano de Ação no intuíto de incrementar os processos inclusivos na escola pesquisada. Esta dissertação é de cunho qualitativo e como instrumento de pesquisa de campo foi utilizada a entrevista. Adotamos como referencial teórico os estudos de Mantoan (1997; 2001; 2003), Carvalho (2004; 2009), Capellini (2004, 2008, 2009), Beyer (2005, 2013), Glat (2011, 2012), Silva (2007), Nóvoa (2002), Tardif (2013), Booth e Ainscow (2011), entre outros. Para esses autores, a escola inclusiva precisa se reinventar, transformando toda sua estrutura organizacional, física, práticas curriculares e pedagógicas, a fim de acolher a diversidade e promover a Educação para Todos. Um dos pilares mais importantes nesse processo é a formação inicial e continuada dos professores, que deve estar no centro das políticas públicas educacionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectGestão de práticas inclusivaspt_BR
dc.subjectProfessor de apoiopt_BR
dc.subjectSpecialized educational attendance.pt_BR
dc.subjectInclusive practices managementpt_BR
dc.subjectSupport teacherspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão de práticas inclusivas: reflexões a partir do olhar das professoras de apoiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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