Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11861
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pedrodanascenouchoas.pdfPDF/A1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Simanke, Richard Theisen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5431145327759147pt_BR
dc.contributor.referee1Pagni, Elena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6487752099963793pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Eduardo Ribeiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7990474756250713pt_BR
dc.creatorUchôa, Pedro Damasceno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-12T21:36:20Z-
dc.date.available2020-10-20-
dc.date.available2020-11-12T21:36:20Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11861-
dc.description.abstractThis dissertation has as main goal to investigate and circumscribe the problematic relation between intellect and brain in Arthur Schopenhauer’s work, under the consideration of the well known Eduard Zeller’s formulation of the problem in order to present an approach capable of solving it. It cannot be disconnected from the idea of a single thought communicated by The world as will and representation, which leads to the analysis of the macrostructure of the author’s general thinking. In this way, the concepts of intellect and brain might be considered according to the major explanation of the metaphysics of nature, having as main idea the distinction between the two ways of considering the world presented simultaneously in The world and improved and developed in the author’s posterior works. If, on the one hand, the world is object of investigation through subjectivity and its forms of existence, on the other hand it is considered through the objective way which, firstly, admit the object as existing by itself, independently of any subject. Without an independent existence, in so far each object depend on subjectivity, both modes must contribute to the complete understanding of the world as a whole as complementary parts: the intellect must be understood from the objective point of view and the brain according to the subjective analysis of the world that leads to the metaphysical conclusions of Schopenhauer’s work, whose aim include putting it in the general explanation of nature. Being aware of the existence of contemporary commentators on this matter, it is understood that this content cannot be comprehended but through the distinction mentioned above. Since it is clear that the subjective way of considering the world is superior than the objective one, it is necessary to notice that the solution to the problem may be found in the inclusion of the brain and the intellect in the Schopenhauer’s general metaphysical apppt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo principal investigar e circunscrever a relação problemática entre intelecto e cérebro na obra de Arthur Schopenhauer, de acordo com a já conhecida formulação de Eduard Zeller, tendo como finalidade a apresentação de uma abordagem do texto que possa oferecer uma solução à questão. Esta, por sua vez, está relacionada à noção de sistema de único pensamento tal como apresentada em O mundo como vontade e como representação, levando à necessária análise da macroestrutura do pensamento do autor. Desse modo, pode-se contemplar o lugar dos conceitos de intelecto e cérebro no âmbito da explicação metafísica da natureza, tendo-se sempre como noção diretora central a distinção entre os modos de consideração do mundo, apresentadas simultaneamente ainda no texto de O mundo e aperfeiçoada e mencionada com mais cuidado nas obras posteriores. Se, por um lado, o mundo é objeto de investigação através da subjetividade e de suas formas de existência, por outro ele é investigado através de um modo de consideração objetivo, que, inicialmente, toma os objetos como existentes por si mesmos, independentemente de qualquer sujeito. Sem poder existir totalmente em separado, na medida em que cada objeto existe apenas para o sujeito, ambos os modos devem confluir para a explicação completa do mundo, como complementação um do outro: o intelecto deve ser também considerado do ponto de vista objetivo e o cérebro segundo a análise do modo de consideração subjetivo, integrando-o na explicação geral do mundo e da natureza. Tendo-se em vista os vários comentários contemporâneos ao problema, compreende-se que seu conteúdo não pode ser contemplado senão segundo essa distinção fundamental, e, preservando-se a superioridade do modo de consideração subjetivo do mundo, busca-se a inclusão do conceito de cérebro na totalidade da obra e de sua abordagem fundamental. E, portanto, no mundo em sua totalidade como auto manifestação da Vontade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSchopenhauerpt_BR
dc.subjectCérebropt_BR
dc.subjectIntelectopt_BR
dc.subjectSchopenhauerpt_BR
dc.subjectBrainpt_BR
dc.subjectIntellectpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleO problema da relação intelecto-cérebro em o mundo como vontade e como representação, de Arthur Schopenhauer, à luz do paradoxo de Zellerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons