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dc.contributor.advisor1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6900507008311334pt_BR
dc.contributor.referee1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Iverson Geraldo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7492115535106267pt_BR
dc.creatorLima, Márcia Josiane Resende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2434379276171651pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T12:49:54Z-
dc.date.available2020-10-27-
dc.date.available2020-10-27T12:49:54Z-
dc.date.issued2020-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11778-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The studied management case discussed the difficulties for development of youth protagonism in a Minas Gerais state school under the coordination of the Regional Education Superintendence (SRE) Metropolitan C. Therefore, the guiding question of this study was: How the actions proposed by the Youth Coordination of SRE Metropolitan C contribute to the development and strengthening of youth protagonism in a school under your jurisdiction? The main goal of the research was to describe the difficulties to implement instances of youth participation in a state school belonging to the Regional Education Superintendence Metropolitan C and to propose actions by the school that favor the foundation of unions, collectives and other forms of student participation. The specific goals of the study were: i) to describe how student participation develops within a state school of Regional Education Superintendence Metropolitan C and the attitude of Youth Coordination in promoting this participation; ii) analyze the difficulties faced by the school on establishing of student participation instances such as unions and collectives; and iii) propose the implementation, by the school’s pedagogical team, of actions that favor the foundation of student union, collectives and other forms of student participation. To analyze the situation, the theoretical reference was based on analyzes by Dayrell (2016), Martins (2010) and Paro (2016) regarding youth in high school and their relationship with democratic management at school. The methodology used in this study was qualitative and the research instruments were collective and individual interviews.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute as dificuldades para o desenvolvimento do protagonismo juvenil em uma escola estadual mineira sob coordenação da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana C. Nesse sentido, a pergunta norteadora deste estudo é: “como as ações propostas pela Coordenação de Juventude da SRE-C contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento do protagonismo juvenil em uma escola de sua jurisdição?” O objetivo geral da pesquisa é investigar as dificuldades para implementação de instâncias de participação juvenil em uma escola estadual pertencente à Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C e propor a realização de ações pela instituição escolar que favoreçam a criação de grêmios, coletivos e outras formas de participação estudantil. Os objetivos específicos definidos para este estudo são: i) descrever como se desenvolve a participação estudantil no âmbito de uma escola estadual da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C e a atuação da Coordenação de Juventude no fomento a essa participação; ii) analisar as dificuldades enfrentadas pela escola para a criação de instâncias de participação estudantil como grêmios e coletivos; e iii) propor a implementação, pela equipe pedagógica da escola, de ações que favoreçam a formação de grêmios, coletivos e outras formas de participação estudantil. Para analisar o problema de pesquisa proposto, o referencial teórico tem como base as análises de Dayrell (2016), Martins (2010) e Paro (2016), a respeito das juventudes no ensino médio e sua relação com gestão democrática na escola. A metodologia utilizada neste estudo foi qualitativa e os instrumentos de pesquisa foram as entrevistas coletivas e individuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.subjectParticipação estudantilpt_BR
dc.subjectColetivospt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectYouth protagonismpt_BR
dc.subjectStudent participationpt_BR
dc.subjectStudent unionpt_BR
dc.subjectCollectivespt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProtagonismo juvenil: dificuldades e desafios de sua promoção em uma escola estadual de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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