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dc.contributor.advisor1Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774741J6pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Euler David de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792380J6pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.creatorBessa, Otacílio de Sá Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474961J3pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:40:18Z-
dc.date.available2016-04-08-
dc.date.available2016-04-24T03:40:18Z-
dc.date.issued2013-10-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1171-
dc.description.abstractThere is the possibility of involving society , the community , the struggles for the valuation of public education , the teaching and educators. Local communities and the surrounding school units may engage positively and intense in this process and it needs to be alerted to the issue . Through the use of the Theory of Stakeholders, the community , through the groups that is can be mobilized and sensitized to channel part of their forces to which this goal can be achieved . It is with this perspective that the actions proposed in this Plan of Action Education ( PAE ) , can sensitize and social actors move previously selected and relevant activities in the social environment and can provide visibility , positively , the school institution and public education as a whole. How to support the Theory of Stakeholders we used concepts such as brainstorming and social mobilization with the school community and stakeholder selection models suggested by Lyra (2009 ) to identify the degree of reciprocity that the groups identified have on the community , on school and the inverse of this situation. From the school management of the CAIC Maria Alves Carioca , a state school in the outskirts of Fortaleza was chosen as a pilot school for the development of an action plan aimed at the involvement of the groups formed in defense of a cause . It is believed that once successful and through a process known as Mimetic Isomorphism these attitudes may expand to other units and school communities .pt_BR
dc.description.resumoHá a possibilidade de envolver a sociedade, a comunidade, nas lutas pela valorização da educação pública, do magistério e dos educadores. As comunidades locais e circunvizinhas às unidades escolares podem se envolver de forma positiva e intensa nesse processo e para isso precisa ser alertada para o tema. Através do uso da Teoria de Stakeholders, a comunidade, através dos grupos que a constitui pode ser mobilizada e sensibilizada a canalizar parte de suas forças para que esse objetivo possa ser alcançado. É com essa perspectiva que as ações propostas neste Plano de Ação Educacional (PAE), possam sensibilizar e mover atores sociais, previamente selecionados e de relevante atuação no ambiente social e que possam dar visibilidade, de forma positiva, a instituição escolar e à educação pública como um todo. Como suporte à Teoria de Stakeholders foram utilizados conceitos como os de brainstorming e mobilização social junto à comunidade escolar e modelos de seleção de stakeholders sugeridos por Lyra (2009) para identificar o grau de reciprocidade que os grupos identificados exercem sobre a comunidade, sobre a escola e o inverso dessa situação. A partir da gestão escolar do CAIC Maria Alves Carioca, uma escola estadual, localizada na periferia de Fortaleza foi a escola escolhida como piloto, para o desenvolvimento de um plano de ações que visam o envolvimento dos grupos constituídos na defesa de uma causa. Acredita-se que de uma vez bem sucedido e através de um processo conhecido como Isomorfismo Mimético essas atitudes possam se expandir para outras unidades e comunidades escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectIsomorfismo miméticopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectMobilização socialpt_BR
dc.subjectStakeholderspt_BR
dc.subjectStakeholderspt_BR
dc.subjectLeadershippt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectSocial mobilizationpt_BR
dc.subjectMimetic isomorphismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel dos stakeholders na valorização da educação pública: programa piloto para a escola Caic Maria Alves Carioca (Fortaleza-CE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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