https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1171
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
otaciliodesapereirabessa.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Gilmar José dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774741J6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Siqueira, Euler David de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792380J6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Victor Cláudio Paradela | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2 | pt_BR |
dc.creator | Bessa, Otacílio de Sá Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474961J3 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-24T03:40:18Z | - |
dc.date.available | 2016-04-08 | - |
dc.date.available | 2016-04-24T03:40:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1171 | - |
dc.description.abstract | There is the possibility of involving society , the community , the struggles for the valuation of public education , the teaching and educators. Local communities and the surrounding school units may engage positively and intense in this process and it needs to be alerted to the issue . Through the use of the Theory of Stakeholders, the community , through the groups that is can be mobilized and sensitized to channel part of their forces to which this goal can be achieved . It is with this perspective that the actions proposed in this Plan of Action Education ( PAE ) , can sensitize and social actors move previously selected and relevant activities in the social environment and can provide visibility , positively , the school institution and public education as a whole. How to support the Theory of Stakeholders we used concepts such as brainstorming and social mobilization with the school community and stakeholder selection models suggested by Lyra (2009 ) to identify the degree of reciprocity that the groups identified have on the community , on school and the inverse of this situation. From the school management of the CAIC Maria Alves Carioca , a state school in the outskirts of Fortaleza was chosen as a pilot school for the development of an action plan aimed at the involvement of the groups formed in defense of a cause . It is believed that once successful and through a process known as Mimetic Isomorphism these attitudes may expand to other units and school communities . | pt_BR |
dc.description.resumo | Há a possibilidade de envolver a sociedade, a comunidade, nas lutas pela valorização da educação pública, do magistério e dos educadores. As comunidades locais e circunvizinhas às unidades escolares podem se envolver de forma positiva e intensa nesse processo e para isso precisa ser alertada para o tema. Através do uso da Teoria de Stakeholders, a comunidade, através dos grupos que a constitui pode ser mobilizada e sensibilizada a canalizar parte de suas forças para que esse objetivo possa ser alcançado. É com essa perspectiva que as ações propostas neste Plano de Ação Educacional (PAE), possam sensibilizar e mover atores sociais, previamente selecionados e de relevante atuação no ambiente social e que possam dar visibilidade, de forma positiva, a instituição escolar e à educação pública como um todo. Como suporte à Teoria de Stakeholders foram utilizados conceitos como os de brainstorming e mobilização social junto à comunidade escolar e modelos de seleção de stakeholders sugeridos por Lyra (2009) para identificar o grau de reciprocidade que os grupos identificados exercem sobre a comunidade, sobre a escola e o inverso dessa situação. A partir da gestão escolar do CAIC Maria Alves Carioca, uma escola estadual, localizada na periferia de Fortaleza foi a escola escolhida como piloto, para o desenvolvimento de um plano de ações que visam o envolvimento dos grupos constituídos na defesa de uma causa. Acredita-se que de uma vez bem sucedido e através de um processo conhecido como Isomorfismo Mimético essas atitudes possam se expandir para outras unidades e comunidades escolares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject | Isomorfismo mimético | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Mobilização social | pt_BR |
dc.subject | Stakeholders | pt_BR |
dc.subject | Stakeholders | pt_BR |
dc.subject | Leadership | pt_BR |
dc.subject | Educational management | pt_BR |
dc.subject | Social mobilization | pt_BR |
dc.subject | Mimetic isomorphism | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O papel dos stakeholders na valorização da educação pública: programa piloto para a escola Caic Maria Alves Carioca (Fortaleza-CE) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.