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dc.contributor.advisor1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665396386303796pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Denise Rangel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857136891942271pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Lívia Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0668067809335427pt_BR
dc.creatorPinheiro, Gleidson da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5859982337093784pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-22T11:59:24Z-
dc.date.available2020-09-22-
dc.date.available2020-09-22T11:59:24Z-
dc.date.issued2020-01-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11699-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s in Educational Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAED/UFJF). The management case under study had the general objective of investigating and analyzing the factors that lead public high school students to obtain lower than expected average marks in external evaluations, presenting the results obtained by the school between the years 2013 to 2019, a temporal cut was made in the first year class of high school in 2017 for the case study. We emphasize that the investigated school will be called by the fictitious name of “Imperial” State School, with the purpose of maintaining the anonymity of the professionals involved in the case.The challenges of high school and large-scale educational assessment in the national, state, and school contexts, as well as the performance data of the students of the school selected for the research on large-scale evaluations. A field research with collective semi-structured interviews was conducted with the management team, teachers, and students of the school. After data collection and analysis, it was possible to conclude that the factors that lead to the school’s poor performance in external evaluations are school climate issues, which are mainly related to interpersonal relationships; teaching process and learning, which does not promote specific pedagogical interventions to improve the learning of lagging students; and appropriation of results, which has not been used as a pedagogical tool. Moreover, teachers do not make use of all the possibilities offered by the school, which highlights the absence of actions integrating the teaching process and content learning with the use of the technological resources. Finally, an Educational Action Plan (EAP) was proposed to address the identified problems.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado teve como objetivo geral investigar e analisar os fatores que levam os alunos do Ensino Médio de uma escola pública examinada a obterem um baixo desempenho nas avaliações externas, apresentando os resultados obtidos pela escola entre os anos de 2013 a 2019 foi realizado um recorte temporal na turma de 1º ano do ensino médio de 2017 para o estudo de caso. Salientamos que a escola investigada será chamada pelo nome fictício de Escola Estadual “Imperial”, com o propósito de manter o anonimato dos profissionais envolvidos no caso. Os desafios do Ensino Médio e a avaliação educacional em larga escala nos contextos nacional, estadual e na instituição escolar são discutidos, bem como os dados referentes ao desempenho dos alunos nas avaliações em larga escala na escola selecionada para a pesquisa. Foi realizada uma pesquisa de campo com entrevistas coletivas com roteiros semiestruturados com a equipe gestora, professores e estudantes da escola. Após a realização da coleta de dados e da análise dos dados, foi possível concluir que os fatores que levam a escola em estudo a apresentar um baixo desempenho no Ensino Médio nas avaliações externas estão relacionados ao clima escolar que apresenta problemas, principalmente, nas relações interpessoais; o processo ensino e aprendizagem, que não apresenta intervenções pedagógicas pontuais para melhorar o aprendizado dos alunos com alguma defasagem e a apropriação dos resultados, que não tem sido utilizada como ferramenta pedagógica. Foi percebido ainda, que os professores da instituição escolar não utilizam todas as possibilidades ofertadas pela escola, evidenciando a ausência de ações que integrem o processo ensino e a aprendizagem dos conteúdos com o uso dos recursos tecnológicos presentes na escola. Por fim, foi apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE) com ações propostas para enfrentar os problemas identificados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectClima escolarpt_BR
dc.subjectProcesso ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectApropriação de resultadospt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectLarge-scale evaluationpt_BR
dc.subjectSchool climatept_BR
dc.subjectTeaching and learning processpt_BR
dc.subjectAppropriation of resultspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino médio e avaliação em larga escala: estudo de caso em uma escola estadual mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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