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dc.contributor.advisor1Pires, André Monteiro Guimarães Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0042692173243900pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Teresa Cristina da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383607198471679pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7393061440168534pt_BR
dc.contributor.referee3Gutierrez , Maurício Chamarelli-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7226112634001324pt_BR
dc.contributor.referee4Martoni, Alex Sandro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2491157440885383pt_BR
dc.creatorGuiducci, Wendell-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5982297898761049pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-08T17:09:02Z-
dc.date.available2020-09-08-
dc.date.available2020-09-08T17:09:02Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11676-
dc.description.abstractFormally practiced in Brazil since the late 1960´s, minifiction has only been consolidated in the country from the orbit of the turn of the 21st century, when the micronarratives of Dalton Trevisan, Fernando Bonassi, Heloísa Seixas and João Gilberto Noll, among other authors, drew academy, reading audience and specialized press’ attention. From the first researches about the genre – or sub-genre, or even supra-genre – in the 2000’s, mostly grounded over a Hispano-American theoretical framework, in the absence of specific studies in the country so far, a minificitional tradition was gradually unveiled. Although minifiction (or sudden fiction, microfiction, flash fiction) shares procedures with many other literary and extraliterary of short form (minute poem, news, haikai, slogan, graffiti, cartoon) expressions, the investigation of its genealogy in Brazil points to a very particular approach to a (un)specific genre: the chronicle. One shares with the other the briefness, ambiguity, the generic hybridism and the taste for the everyday things, playing not only with the undifferentiation of the nature of its textualities, but often with the clouding of the border between real and fiction. A constant search for the unspecific which can be observed from Clarice Lispector’s “micrônicas” in Jornal do Brasil to Fernando Bonassi instants in Folha de São Paulo.pt_BR
dc.description.resumoPraticada formalmente no Brasil desde fins dos anos 1960, a minificção só foi se consolidar no país a partir da órbita da virada para o século XXI, quando micronarrativas de Dalton Trevisan, Fernando Bonassi, Heloísa Seixas e João Gilberto Noll, entre outros autores, atraíram a atenção da academia, do público leitor e da imprensa especializada. A partir das primeiras pesquisas sobre o gênero – ou subgênero, ou, ainda, supragênero – na década de 2000, fundamentadas principalmente sobre um arcabouço teórico hispano-americano, na ausência de estudos específicos no país até então, uma tradição minificcional foi sendo aos poucos desvelada. Embora a minificção (ou miniconto, microconto, microrrelato) compartilhe procedimentos com diversas outras expressões literárias e extraliterárias de formato breve – o poema-minuto, a notícia, o hai kai, o slogan, o grafite, a charge -, a investigação de sua genealogia no Brasil aponta para uma aproximação muito particular com um gênero (in)específico: a crônica. Compartilha com ela a brevidade, a ambiguidade, o hibridismo genérico e o gosto pelas coisas do cotidiano, jogando não só com a indiferenciação da natureza de suas textualidades, mas frequentemente também com o nublamento das fronteiras entre o real e o ficcional. Uma constante busca pelo inespecífico que pode ser observada desde as micrônicas de Clarice Lispector no Jornal do Brasil até os instantâneos de Fernando Bonassi na Folha de São Paulo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMinificçãopt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMinifictionpt_BR
dc.subjectChroniclept_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleSuíte Cemitério: Trânsitos entre minificção e crônica na literatura brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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