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dc.contributor.advisor1Mourão, Ludmila Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Toledo, Heglison Custódio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214756835480493pt_BR
dc.contributor.referee2Capelle, Monica Carvalho Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorTorga, Monique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3646353959722378pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-08T17:07:27Z-
dc.date.available2020-09-08-
dc.date.available2020-09-08T17:07:27Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11674-
dc.description.abstractWe know that historically men and women did not have the same opportunities to access the labor market. Women were subjected to the domestic space and men to the economic power as well as family and domestic. However, the situation is also reflected in the sports market, specifically soccer, a sport traditionally made by men and for men. In this sense, we highlight as objective of this study, to understand the performance of women in management positions in professional Brazilian men’s soccer, through their personal trajectories. To this end, a qualitative, descriptive and interpretative study was organized. To collect data, the interview technique was used with four women in positions of board and management in Brazilian soccer clubs in 2017. Data analysis followed the technique of content analysis according to Bardin. Through their discourses on the forms of insertion, the challenges ahead of the club management and the difficulties encountered within the organizational soccer environment, a culturally predominantly masculine environment, were the topics discussed. It was observed that there is an under-representation of women in these posts and constant challenges to exercise their positions, which are institutional. Even women in paid positions in some way in order to stay in their jobs need strategic connections, networking, engagements, and political articulation with men within the club. The difficulties found indicate that soccer still manifests itself as a structuring means of a gender hierarchy. We conclude that women in management positions in Brazilian soccer represent a resistance to occupy spaces traditionally reserved for men, shaking established power structures and questioning established social discourses.pt_BR
dc.description.resumoSabemos que historicamente homens e mulheres não tiveram as mesmas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. Às mulheres coube o espaço doméstico e aos homens o público e o poder econômico. Não obstante, a situação também se reflete no mercado esportivo, mais especificamente no futebol, um esporte tradicionalmente feito por homens e para homens. Nesse sentido, destacamos como objetivo deste estudo, compreender a atuação de mulheres em cargos de gestão no futebol profissional masculino brasileiro, por meio das suas trajetórias pessoais. Para tal, organizou-se um estudo de abordagem qualitativa e caráter descritivo e interpretativo. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista, realizada com quatro mulheres que ocupavam em 2017, cargos de diretoria e gestão em clubes do futebol brasileiro. A análise dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo, de acordo com Bardin. Através dos discursos sobre as formas de inserção, os desafios à frente da gestão dos clubes de futebol e as dificuldades enfrentadas dentro do ambiente organizacional futebolístico, um ambiente culturalmente de predominância masculina foram os temas discutidos. Observou-se que existe uma sub-representatividade de mulheres nesses postos e desafios constantes para exercerem seus cargos, que são institucionais. Mesmo as mulheres que exercem cargos remunerados, de alguma maneira para se manterem em seus postos precisam de conexões estratégicas e redes de contatos, engajamentos e articulações políticas com os homens dentro do clube. As dificuldades encontradas indicam que o futebol ainda se manifesta como um meio estruturante de uma hierarquia de gênero. Concluímos que as mulheres em cargos de gestão no futebol brasileiro representam uma resistência ao ocuparem esses espaços tradicionalmente reservados aos homens, abalando mesmo que de forma ainda tímida as estruturas de poder estabelecidas e questionando os discursos sociais instituídos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectGestão esportivapt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.subjectSports managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleCom a palavra, as gestoras: a trajetória de mulheres em cargos de gestão nos clubes de futebol do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



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