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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862842899466487pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4594644657798556pt_BR
dc.contributor.referee2Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104271477506670pt_BR
dc.creatorFigueiredo, Heloisa Almeida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3873980156548146pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-03T15:16:34Z-
dc.date.available2020-09-03-
dc.date.available2020-09-03T15:16:34Z-
dc.date.issued2020-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11667-
dc.description.abstractThis work is the result of a research that was developed in the Professional Masters in Mathematical Education at the Federal University of Juiz de Fora, whose theme is based on the construction of the knowledge of Measures of Central Tendency through a didactic sequence and of how the statistical literacy of students can be favored by it. The main goal was to analyze and understand the possible contributions of a didactic sequence in the construction of the knowledge of the Measures of Central Tendency and in the development of the statistical literacy of students of the eighth year of Elementary School. In this sense, the question that impelled the accomplishment of this research is: “how can a didactic sequence contribute to the construction of the concept of Measures of Central Tendency by students of the 8th year of elementary school at a private school in Rio de Janeiro?”. To answer this question, the study is based on the theory of didactic situations for reflection, analysis and discussion of the results obtained. In order to carry out this work, the assumptions of Didactic Engineering were adopted as the research methodology, so that it allowed to make the activities arising from a Didactic Sequence feasible, which will be the Educational Product of this study. As a result, we identified three characteristics of a didactic sequence that favors the construction of the concept of centrality, which are: examples and realities inserted in the context of the students, group work and the valuation of resolutions by the non-formal idea of the concepts and not only with the use of calculations. In addition, the research emphasizes the skills of Statistical Literacy, Thought and statistical reasoning for the study of these measures, which could be validated in the research.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa que foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade de Juiz de Fora, cujo tema está pautado na construção do conhecimento de Medidas de Tendência Central por meio de uma sequência didática. O objetivo principal é analisar e compreender as possíveis contribuições de uma sequência didática sobre Medidas de Centralidade com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Nessa direção, a pergunta que norteia a pesquisa é: de que forma uma sequência didática pode contribuir para a construção do conceito de Medidas de Tendência Central por parte dos alunos da 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Particular do Rio de Janeiro? A partir dos pressupostos da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e utilizando a Teoria das Situações Didáticas como embasamento teórico, foi possível analisar o material obtido, discutir e responder à questão citada, despontando assim, o Produto Educacional deste estudo. Como resultado, identificamos três características de uma sequência didática que favorece a construção do conceito de centralidade, sendo elas: exemplos e realidades inseridas no contexto dos alunos, o trabalho em grupo e a valorização das resoluções pela ideia não-formal dos conceitos e não somente com a utilização de cálculos. Além disso, a pesquisa enfatiza as competências da Literacia Estatística, o Pensamento e o raciocínio estatístico para o estudo dessas medidas, que puderam ser validadas na pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectMedidas de centralidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeoria das situações didáticaspt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectCentrality measurespt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectDidactic engineeringpt_BR
dc.subjectTheory of didactic situationspt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleConstrução do conhecimento de medidas de tendência central com alunos do ensino fundamental: reflexões sobre uma sequência didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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