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dc.contributor.advisor1Sigiliano, Natália Sathler-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593753995807422pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Adriana da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Bronzato, Lucilene Holtz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCarrara, Bianca de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3905064401470395pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-25T11:53:50Z-
dc.date.available2020-08-24-
dc.date.available2020-08-25T11:53:50Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11631-
dc.description.abstractAdopting a perspective that brings together Linguistic Analysis (GERALDI, 1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA; REINALDO, 2013) and Textual Genres (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008; COSTA-HÜBES, 2012), the present work approaches Portuguese language teaching by highlighting the importance of the entry genre in the classroom. Based on the sociointeractionist conception of language (BAKHTIN, 1997); KOCH; ELIAS, 2015), an interventional action in the classroom is proposed, together with the corresponding teaching materials, which instigates the use of reading strategies (SOLÉ, 1998) as well as that of the dictionary within the school context of an elementary school class. The action aims to increase the lexical repertoire of students, as well as to trigger considerations about the expansion of this repertoire. To achieve that, the research- in-action methodology is employed (THIOLLENT, 1985; ENGEL, 2000; TOLEDO; JACOBI, 2013), in which, based on the consideration of a problem, one promotes interactive actions that can be used as a method for Portuguese language teaching, in this case, approaching the life and death theme. Thus, the actions planned for this project aim to provide linguistic reflections on different textual genres that relate to the themes mentioned above, favouring the expansion of lexical knowledge. In order to promote the practice of Linguistic Analysis and contribute to the expansion of the students' lexical repertoire, working with the entry genre the dictionary is the focus, in a way linked to text reading, comprehension and production, contributing to their ability to understand and use new words.pt_BR
dc.description.resumoSob a perspectiva da Análise Linguística (GERALDI, 1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA; REINALDO, 2013) e dos gêneros textuais para leitura, compreensão e produção de textos (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008; COSTA-HÜBES, 2012), o presente trabalho versa sobre o ensino de Língua Portuguesa, destacando a importância do verbete em sala de aula. Pautando-se na concepção sociointeracionista de linguagem (BAKHTIN, 1997; KOCH; ELIAS, 2015), em ação interventiva de sala de aula é apresentada proposta reflexiva de ensino de Língua Portuguesa, instigando o uso de estratégias de leitura (SOLÉ, 1998) e o uso do dicionário dentro do contexto escolar de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, com finalidade de ampliar o repertório lexical dos alunos, bem como de despertar reflexões sobre a ampliação desse repertório. Para tanto, é empregada a metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985; ENGEL, 2000; TOLEDO; JACOBI, 2013), em que, pautando-se em um problema, reflete-se e promovem-se ações interventivas que possam alterar o processo ensino-aprendizagem em sala de aula de Língua Portuguesa, adotando um recorte temático proveniente da própria realidade escolar, o qual diz respeito aos temas morte e vida. Desse modo, as ações planejadas para este trabalho interventivo visam a oportunizar reflexões linguísticas sobre diversos gêneros textuais que dialogam com os temas supracitados, os quais favorecerão a ampliação do conhecimento do léxico aplicado ao uso. Com o intuito de favorecer a prática de Análise Linguística e contribuir para a ampliação de repertório lexical dos estudantes, o trabalho com o gênero verbete e o uso do dicionário assumem foco reiterado, de forma vinculada à leitura, à compreensão e à produção de textos, contribuindo para a capacidade de compreensão e de uso de novas palavras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectRepertório lexicalpt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectLexical repertoirept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleVerbete de dicionário em sala de aula: ampliação lexical guiada pela reflexão sobre os temas morte e vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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