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dc.contributor.advisor1Cunha Junior , Carlos Fernando Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9346073096157486pt_BR
dc.contributor.referee1Alviano Júnior, Wilson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4959338410444448pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha Júnior, Coriolano Pereira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5043564877292093pt_BR
dc.contributor.referee4Moreno, Andrea-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4983945900663400pt_BR
dc.creatorVargas, Renata Correa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4475067684663752pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-20T17:34:45Z-
dc.date.available2020-08-20-
dc.date.available2020-08-20T17:34:45Z-
dc.date.issued2020-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11624-
dc.description.abstractThis paper analyzes the presence and diffusion of medical-hygienist discourse in Juiz de Fora society in the early years of the Republic, investigating the role attributed to school education in the construction of a modern Juiz de Fora. The thesis defended in this research is that, between the end of nineteenth and the first years of twentieth century, the formal education assumed an important role in the development project of a modern city and that, in this process, medical hygienist discourse was fundamental proposing a school model capable of contributing with this project. To capture the diffusion of this discourse, the newspaper O Pharol is used as main source of analysis for being considered the most important periodic in use in the city at the time, although another historical sources are used over this research. The questioning that conduct this work are: 1) In the modernization process of Juiz de Fora city, what is the role attributed to education by medical-hygienist discourse that circulated in town in the period from 1889 to 1911? 2) What school institution model was being presented to Juiz de Fora society in the center of medical-hygienist proposal between the years of 1889 and 1911? As a beacon of this research, is adopted the theoretical-methodological framework of Cultural History, that integrates the New History debates. The study concludes that the medical-hygienist discourse widespread by Juiz de Fora city through the newspaper O Pharol bet on school education as a transformation mean of the society in order to make this society healthier and more productive, fitting the perspective of progress and modernity of the time. Based on that expectation, education models were built that conveyed the principles of health and productivity. To this end, rules were disseminated about school spaces, school times, school knowledge and school physical education in order to adapt them to these principles and, thus, can propagate them to the whole community.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a presença e a difusão do discurso médico-higienista pela sociedade juizforana nos primeiros anos da República investigando o papel atribuído à educação escolar na construção de uma Juiz de Fora moderna. A tese defendida nesta pesquisa é a de que, no intervalo entre os anos finais do século XIX e iniciais do século XX, a educação formal assumiu papel importante no projeto de desenvolvimento de uma cidade moderna e que, neste processo, o discurso médico-higienista foi fundamental propondo um modelo escolar capaz de contribuir com tal projeto. Para captar a difusão desse discurso, é utilizado o jornal O Pharol como fonte principal de análise por ser considerado o mais importante periódico que a circular na cidade à época, embora outras fontes históricas sejam também utilizadas ao longo desta pesquisa. Os questionamentos que conduzem este trabalho são: 1) Nesse processo de modernização da cidade de Juiz de Fora, qual o papel atribuído à educação pelo discurso médico-higienista que circulava pela cidade no período de 1889 a 1911? 2) Qual o modelo de instituição escolar que estava sendo apresentado à sociedade juiz-forana no interior das propostas médico-higienistas entre os anos de 1889 a 1911? Como balizador desta pesquisa, é adotado o referencial teórico-metodológico da História Cultural, que se integra dentro dos debates da Nova História. O estudo conclui que o discurso médico-higienista difundido pela cidade de Juiz de Fora através do jornal O Pharol apostou na educação escolar como meio de transformação da sociedade com o intuito de tornar essa sociedade mais sadia e produtiva, adequando-se à perspectiva de progresso e de modernidade da época. Baseada nesta expectativa, houve a construção de modelos de educação que transmitissem os princípios de saúde e de produtividade. Para isso, foram difundidas regras acerca dos espaços escolares, dos tempos escolares, dos saberes escolares e da educação física escolar a fim de adequá-los a esses princípios e, assim, podê-los propagar a toda coletividade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectJuiz de Forapt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePor uma Juiz de Fora moderna: educação e saúde no jornal O Pharol (1889 – 1911)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)
PROQUALI - Teses



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