Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1161
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
emersontomazdacosta.pdf7.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Piermatei Filho, Orestes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731468T8pt_BR
dc.contributor.referee1Acker, Felipe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783289J9pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Carlos Alberto Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728394D2pt_BR
dc.creatorCosta, Emerson Tomaz da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207185P8pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:36:55Z-
dc.date.available2016-04-11-
dc.date.available2016-04-24T03:36:55Z-
dc.date.issued2013-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1161-
dc.description.abstractThis search with qualitative character has as an aims to investigate, identify and analyze the use of information and Communication Technologies (ICTs) in teaching the Fundamental Theorem of algebra (TFA) in high school (in). Specifically, the goal is to organize and outline investigative activities in wich ICTs are used in the study of polynomials, concerning the assessment of points, circles and curve of R2 at R2. The activities were developed with students of the third of high year school, a military school, by identifying the contributions that have occurred in the process of teaching an learning software rising the TFA. The basis of the research methodology for the use of ICT in mathematics education was based on the ideas of Miskulin (1999), Borba, Penteado (2010) and others. The result of the research reveals a significant need for innovative activities using ICT in the study of polynomials, where students and teachers can interact so that, learning the objective mathematical and pedagogical practice, this process becomes evident. Thus, educational product as a result of this dissertation are presented research that can be developed in high school, in the study if polynomials.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar, identificar e analisar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino do Teorema Fundamental da Álgebra (TFA) no Ensino Médio (EM). Especificamente, o objetivo é organizar e delinear atividades investigativas em que se utilizem as TICs no estudo dos Polinômios, no que concerne à apreciação de pontos, círculos e curvas de R2 em R2 . As atividades foram desenvolvidas com alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola militar, identificando as contribuições que ocorreram no processo de ensino e aprendizagem do TFA com o uso do Software TFA. A fundamentação da Metodologia de Pesquisa quanto ao uso das TICs na Educação Matemática pautou-se nas ideias de Miskulin (1999), Borba e Penteado (2010) e outros. O resultado da pesquisa revela uma expressiva necessidade de atividades inovadoras com o uso pelas TICs no estudo dos Polinômios, em que aluno e professor possam interagir de forma que, a aprendizagem do objeto matemático e a prática pedagógica, se torne evidente nesse processo. Dessa forma, como Produto Educacional, resultado da presente Dissertação, são apresentadas atividades investigativas que podem ser desenvolvidas no Ensino Médio, no estudo dos Polinômios.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTeorema Fundamental da Álgebra (TFA)pt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICTs)pt_BR
dc.subjectFundamental Theorem of Algebra (TFA)pt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO teorema fundamental da álgebra e o software TFA: atividades investigativas no ensino/aprendizagem pelas TICspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.