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dc.contributor.advisor1Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202770345848362pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Luciana Verônica Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7462361179591276pt_BR
dc.creatorLopes, Jarbas Glauber Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0594705434855717pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-17T17:57:48Z-
dc.date.available2020-08-17-
dc.date.available2020-08-17T17:57:48Z-
dc.date.issued2020-01-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11610-
dc.description.abstractThe management case studied investigates the predisposition to the use of Information and Communication Technologies (ICTs) by teachers in state schools of Ouro Preto, Minas Gerais. Through the analysis of a questionnaire answered by teachers of three regional public high schools, it is noted that the use of technologies is different among educational institutions. Therefore, the present study main question is: Why are there variations in the teachers` predisposition from Ouro Preto Regional Teaching Superintendence three state schools, to the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as educacional resources? The result of the questionnaire applied and a study based on observations and analysis of secondary data conducted in the three schools indicate that the causes of these variations may be related to the following critical elements: lack of institucional proposals that encourage the use of ICTs as pedagogical resources; as well as the lack of infrastructure; the lack of technical support in schools; the lack of teacher training, and; opposition to the use of ICTs in the classroom. Therefore, an empirical study was conducted under qualitative approach and semi-structured interviews were conducted with nine teachers from these schools as instruments for data collection. The results obtained corroborate with the punctuated assumptions and, based on these, the Educational Action Plan (EAP) was proposed, by which the following actions were adopted, in order to minimize the difficulties reported in the study and promote the use of ICTs in pedagogical practice through the following actions: partnership between schools, NTE and UFOP; use of module II meetings for training courses for the use of ICTs in the classroom and; good practices seminars.pt_BR
dc.description.resumoO caso de gestão estudado investiga a predisposição à utilização das tecnologias de informação e de comunicação (TICs) por professores de escolas estaduais de Ouro Preto, Minas Gerais. Por meio da análise das respostas de um questionário aplicado a professores de três escolas públicas estaduais de ensino médio da região, percebe-se que o uso das tecnologias é diferente entre as instituições de ensino. Diante disso, o presente estudo tem como questionamento central: por que há variações na predisposição de professores de três escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto para utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recursos pedagógicos? O resultado do questionário aplicado e um estudo baseado em observações e análise de dados secundários realizado nas três escolas indicam que as causas destas variações podem estar relacionadas aos seguintes elementos críticos: ausência de propostas institucionais que incentivem a utilização das TICs como recursos pedagógicos; bem como, a falta de infraestrutura; a falta de suporte técnico nas escolas; a deficiência na formação dos professores, e; a resistência ao uso das TICs em sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo empírico sob abordagem qualitativa e como instrumentos para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove professores dessas escolas. Os resultados obtidos corroboram com as hipóteses pontuadas e, com base nesses, foi proposto o Plano de Ação Educacional (PAE), pelo qual foram apontadas ações que minimizem as dificuldades relatadas no estudo e fomentem a utilização das TICs na prática pedagógica por meio das seguintes ações: parceria entre as escolas, NTE e UFOP; utilização das reuniões de módulo II para cursos de formação para o uso das TICs na sala de aula e; seminários de boas práticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação (TICs).pt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectTeacInformation and communication technologies (ICTs)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePredisposição à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação por professores de escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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