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dc.contributor.advisor1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231929995456002pt_BR
dc.contributor.referee2Brinati, Francisco Ângelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3588763411995269pt_BR
dc.creatorEspindola, Manoel Assad-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4495888355378782pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-17T17:57:28Z-
dc.date.available2020-08-17-
dc.date.available2020-08-17T17:57:28Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11609-
dc.description.abstractBrazil has, in a short period of time, undergone considerable contextual changes in the field of politics. From the reaffirmation of the partnership between the PT and PMDB in 2014 - through the tight reelection of the Dilma / Temer slate, the troubled start of the second term, the official breakup of the PMDB with the Dilma Government - to the impeachment of the PMDB president and new government. The party that calls itself the largest in the country, played a major part in these moments of change and the media was one of the advocates of this protagonism. This research aimed to understand which narrative strategies were presented by PMDB in its Free Party Propaganda (extinguished on January 1st, 2018 by the Federal Law 13.487 / 17) at different times of national politics. It was assumed that the party changed its way of representing Brazil, itself, its allies and enemies according to each context and this is one of the main findings of this dissertation. Thus, it was observed what were the speeches adopted by the party to remain in power even with so many changes in the political scenario. In addition, this work clarified which themes the PMDB has prioritized over the cut-off period (2013-2017), including the election of the Dilma / Temer slate, the impediment of the PT president, the PMDB government and the new elections. It also looked at how the party worked on its image and coherence with its party program and, finally, how it approached the alliance and breakup with former president Dilma. For this work we sought contributions in the content analysis of Bardin (2011). This choice was made because this methodology applies to diferente points of view and is perfectly adaptable to different forms of communication, whatever their nature may be.pt_BR
dc.description.resumoO Brasil passou, num curto espaço de tempo, por mudanças contextuais consideráveis no campo da política. Da reafirmação da parceria entre o PT e PMDB em 2014 - passando pela reeleição apertada da chapa Dilma/Temer, o início conturbado do segundo mandato, o rompimento oficial do PMDB com o Governo Dilma - até o impeachment da presidente e novo governo do PMDB. O partido que se autodenomina o maior do país protagonizou a maior parte desses momentos de mudança e a mídia foi um dos palcos desse protagonismo. Buscou-se, com essa pesquisa, compreender quais as estratégias narrativas foram apresentadas pelo PMDB em suas Propagandas Partidárias Gratuitas (extintas a partir do dia 1º de janeiro de 2018 pela Lei Federal 13.487/17) em diferentes momentos da política nacional. Partiu-se do princípio de que o partido mudou sua maneira de representar o Brasil, a si mesmo, seus aliados e inimigos de acordo com cada contexto e esse é uma das principais percepções dessa dissertação. Dessa maneira, observou-se quais foram os discursos adotados pelo partido para se manter no poder mesmo com tantas mudanças no cenário político. Além disso, esse trabalho elucidou quais as temáticas o PMDB priorizou ao longo do período recortado (2013 a 2017), passando pela eleição da chapa Dilma/Temer, o impedimento da presidente do PT, o governo do PMDB e as novas eleições. Observou-se também a forma como o partido trabalhou a sua imagem e a coerência com seu programa partidário e, por fim, como abordou a aliança e rompimento com a ex-presidente Dilma. Para realização desse trabalho buscou-se aportes na análise de conteúdo de Bardin (2011). Essa escolha foi feita porque essa metodologia se aplica a discursos diversos e é perfeitamente adaptável à diferentes formas de comunicação, sejam quais forem sua natureza.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectPMDBpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectCampanha permanentept_BR
dc.subjectMediatizationpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectPermanent campaignpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleNarrativas do “maior partido do país” entre 2013 e 2017: uma análise das propagandas do (p)mdb sobre si e sobre o brasil em diferentes contextos políticos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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