Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11595
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
miriamnogueiraduquevillar.pdfPDF/A1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224301047354520pt_BR
dc.contributor.referee1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Daniela Barros da Silva Freire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5846054833569905pt_BR
dc.creatorVillar, Miriam Nogueira Duque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1547773765598077pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-13T12:28:31Z-
dc.date.available2020-08-13-
dc.date.available2020-08-13T12:28:31Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11595-
dc.description.abstractThis work, linked to the research line Discourse, Practices, Ideas and Subjectivities in Educational Processes of the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) - Minas Gerais aimed to understand how child protagonism manifests itself in conversation circles of a group of three-year-old children in a crèche in the municipality of Juiz de Fora - Minas Gerais. It is a qualitative investigation, whose production and data analysis are based on the historical-cultural approach through the studies of Lev Vigotski and Mikhail Bakhtin about language in the constitution of subjects and in dialogue with childhood sociology, about the active participation of children. As methodological research procedures, participant observation of thirteen conversation circles, field notes, photographic records, video recordings and semi-structured interview with the class teacher were adopted. The data analyzed in this work were grouped into three axes of analysis: (I) knowledge that makes the wheel spin; (II) the imagination that gives meaning to the wheel; and (III) the estimate or mesures that move the wheel. For the critical appreciation of the chosen events, the use of vignettes was used as a technique that provides data analysis. Through the analyzes carried out it was possible to understand that even if the child protagonism is erased, the children subvert the linear routine of the conversation wheel, breaking with the established and revealing a protagonism that is conquered by them. They also showed that child protagonism can be enhanced when there is a sensitive and attentive look and listening by the adult to hear and understand the verbal and non-verbal languages that very young children produce.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Discurso, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), teve como objetivo compreender como se manifesta o protagonismo infantil nas rodas de conversa de um agrupamento de crianças de três anos de idade em uma creche conveniada no município de Juiz de Fora – Minas Gerais. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, cuja produção e análise dos dados estão fundamentadas na abordagem histórico-cultural através dos estudos de Lev Vigotski e Mikhail Bakhtin acerca da linguagem na constituição dos sujeitos e em diálogo com a sociologia da infância, sobre a participação ativa das crianças. Como procedimentos metodológicos de pesquisa foram adotados a observação participante de 13 rodas de conversa, notas de campo, registros fotográficos, videogravações e entrevista semiestruturada com a professora da turma. Os dados analisados foram agrupados em três eixos de análise: (I) saberes que fazem a roda girar; (II) a imaginação que dá sentido à roda; e (III) os (des)compassos que movimentam a roda. Para a apreciação crítica dos eventos escolhidos, foi utilizada a vinheta como técnica que propicia a análise dos dados. Através das análises realizadas foi possível compreender que mesmo havendo o apagamento do protagonismo infantil, as crianças subvertem a rotina linear da roda de conversa rompendo com o instituído e revelando um protagonismo que é conquistado por elas. As análises evidenciaram também que o protagonismo infantil pode ser potencializado quando há por parte do adulto um olhar e uma escuta sensível e atenta para ouvir e perceber as linguagens verbais e não verbais que as crianças bem pequenas produzem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProtagonismo infantilpt_BR
dc.subjectRoda de conversapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectCrianças bem pequenaspt_BR
dc.subjectChild protagonismpt_BR
dc.subjectConversation circlept_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectCrèchept_BR
dc.subjectVery young childrenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title“Hoje meu coração bateu na porta da minha casa”: o protagonismo das crianças nas rodas de conversa na crechept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons