https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11570
File | Description | Size | Format | |
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kevenbellodonascimento.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Lopes, Vitor Mainenti Leal | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057454888889576 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Bastos, Flávia de Souza | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4695699230584970 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scari, Alexandre da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3174658439791409 | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Keven Bello do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5052901095411680 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T20:15:56Z | - |
dc.date.available | 2019-11 | - |
dc.date.available | 2020-07-09T20:15:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11570 | - |
dc.description.abstract | Many engineering problems involve the actuation of fluids flowing over structures. This relationship is called fluid-structural interaction (FSI). However, these problems present a high degree of complexity to obtain solutions in an analytical way, requiring the use of computer programs to obtain them. Therefore, this work seeks to perform the computational aeroelastic analysis of the wing of a small unmanned aerial vehicle (UAV) when subjected to a fluid flow, in this case the air. For this, the wing will be modeled in a simulation software based on the finite element method (Abaqus) found on studies carried out prior this work, for subsequent submission to FSI analysis. | pt_BR |
dc.description.resumo | Muitos problemas cotidianos de engenharia envolvem a atuação de fluidos escoando sobre estruturas. A essa relação dá-se o nome de interação fluido-estrutural (IFE). No entanto, estes problemas apresentam elevado grau de complexidade para obtenção de soluções de forma analítica, requerendo a utilização de programas computacionais para obtê-las. Diante disso, este trabalho busca realizar a análise aeroelástica computacional da asa de um veículo aéreo não tripulado (VANT) de pequeno porte quando submetida ao escoamento de um fluido, no caso o ar. Para tal, a asa será modelada em um software de simulação baseado no método dos elementos finitos, o Abaqus, sustentando-se em estudos realizados anteriormente a este trabalho, para posterior submissão à análise IFE. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interação fluido-estrutural | pt_BR |
dc.subject | Método dos Elementos Finitos | pt_BR |
dc.subject | Análise Fluidodinâmica Computacional | pt_BR |
dc.subject | Abaqus | pt_BR |
dc.subject | VANT | pt_BR |
dc.subject | Fluid structure-interaction | pt_BR |
dc.subject | Finite Element Method | pt_BR |
dc.subject | Computational Fluid Dynamic | pt_BR |
dc.subject | Abaqus | pt_BR |
dc.subject | UAV | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.title | Análise aeroelástica da asa de um veículo aéreo não tripulado de pequeno porte por meio de simulação computacional de mecânica dos fluidos e estrutura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - TCC Graduação |
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