https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1155
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leandrodejesusdueli.pdf | 9.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Valéria Mattos da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782699Y5 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mazorche, Sandro Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Allan de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764343A3 | pt_BR |
dc.creator | Dueli, Leandro de Jesus | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550466H4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-24T03:35:03Z | - |
dc.date.available | 2016-04-11 | - |
dc.date.available | 2016-04-24T03:35:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1155 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a sequence of interdisciplinary activities between Mathematics and Geography in order to contribute to the teaching and learning of Spherical Geometry facilitating the appropriation of their elementary concepts for students in the 1st year of high school. Parallel to this, wants review concepts of Euclidean Geometry and make comparisons between Euclidean and Spherical Geometry, showing that both are consistent. These activities were adapted from those given by PATAKI (2003), PRESTES (2006) and ANDRADE (2011) and nd support in the PCN's to work with problem solving. A historical survey was made about non-Euclidean geometries (Hyperbolic and Spherical) starting attempts demonstration of Euclid's fth postulate until the formalization of these geometries by Lobachevski, Bolyai and Gauss (Hyperbolic Geometry) and Riemann (Spherical Geometry) in the nineteenth century. Are broached basic concepts of Spherical Geometry and Cartography that are used in the sequence of activities. The activities shown that the teacher can introduce in your class plan the basic notions of Spherical Geometry linking theory and practice and working interdisciplinarily and with contextualization. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma sequência de atividades interdisciplinares entre Matemá- tica e Geogra a com o objetivo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Geometria Esférica facilitando a apropriação de seus conceitos elementares por alunos do 1o ano do Ensino Médio. Paralelo a isto, objetiva rever conceitos da Geometria Euclidiana e fazer comparações entre as Geometrias Euclidiana e Esférica, mostrando que ambas são consistentes. Estas atividades foram adaptações das apresentadas por PATAKI (2003), PRESTES (2006) e ANDRADE (2011) e encontram respaldo nos PCN's ao trabalhar com resolução de problemas. É feito um recorte histórico das Geometrias não Euclidianas (Hiperbólica e Esférica) partindo de tentativas de demonstração do Postulado V de Euclides até as formalizações destas geometrias por Lobachevski, Bolyai e Gauss (Geometria Hiperbólica) e Riemann (Geometria Esférica) no século XIX. São abordados conceitos elementares da Geometria Esférica e de Cartogra a que são utilizados na sequência de atividades. As atividades desenvolvidas mostraram que é possível o professor introduzir no seu plano de aula as noções básicas de Geometria Esférica articulando teoria e prática e trabalhando interdisciplinarmente e com contextualização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria não Euclidiana | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Geometry No Euclidean | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Geometria esférica: propostas de sequências didáticas interdisciplinares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.