https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1154
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcelodemouracosta.pdf | 359.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Miyagaki, Olímpio Hiroshi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783379E4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares Junior, Regis Castijos Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736674Z6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Faria, Mercio Botelho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4183550E7 | pt_BR |
dc.creator | Costa, Marcelo de Moura | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4326950J6 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-24T03:34:49Z | - |
dc.date.available | 2016-04-11 | - |
dc.date.available | 2016-04-24T03:34:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1154 | - |
dc.description.abstract | Cette dissertation a pour objectif d’effectuer une réflexion sur l’etude des coniques (en utilisant leur definition) en tant que Lie Géometrique, se concentrant sur l’aspect analytique. Nous analyserons la consttruction des coniques en utilisant un logiciel de géometrie dynamique Geogebra. Il est important de rappeler que le logiciel est un moyen et non la finalité de l’apprentissage, cela devrait alors minimiser les limites relatives à la visualisation et à compréhension d’un objet, ansi que sa symetrie et sa translation, sans perdre de vue l’objectif d’explorer les concepts mathematiques impliqués. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo promover uma reflexão sobre o estudo das cônicas pelo uso de sua definição como Lugar Geométrico seguindo um enfoque analítico. Iremos explorar a construção das cônicas utilizando o software de geometria dinâmica Geogebra. É necessário ratificar que o software é o meio e não a finalidade da aprendizagem, pois este deve minimizar as limitações relativa à visualização e compreensão de um objeto, bem como a compreensão de sua simetria e translação, sem perder o objetivo de explorar os conceitos matemáticos envolvidos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cônicas | pt_BR |
dc.subject | Lugar Geométrico | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject | Coniques | pt_BR |
dc.subject | Lie Geométrique | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem introdutória de cônicas para o ensino médio através do geogebra | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.