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dc.contributor.advisor1Muanis, Felipe de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3754220449291813pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Theresa Christina Barbosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3827255304233580pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Sérgio José Puccini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655183042367576pt_BR
dc.creatorPires, Marina Abud Ferreira de Camargo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-17T13:53:46Z-
dc.date.available2020-03-06-
dc.date.available2020-03-17T13:53:46Z-
dc.date.issued2019-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11533-
dc.description.abstractThe fairy tale, popular in origin and based on orality, migrated to different regions over different times, which led to successive adaptations according to different customs and cultures. In this way, these transformations distance the versions of tales known today from those told in ancient times. From an initial understanding of the elements that characterize fairy tales in their origin and in the present moment and the aspects that identify expressionist aesthetics, we seek to identify how Tim Burton recovers the characteristics of traditional fairy tales and what is the role of expressionist elements in this context. For this, an analysis will be made of the book The Melancholy Death of Oyster Boy & Other Storiesof his own, as well as the short films of the early career of the director: Vincent (1982) and Frankweenie (1984).pt_BR
dc.description.resumoO conto de fadas, de origem popular e pautado na oralidade, migrou por diversas regiões ao longo de épocas distintas, o que acarretou em sucessivas adaptações de acordo com os costumes e culturas diversas. Desta maneira, essas transformações distanciam as versões dos contos conhecidos hoje daquelas contadas em tempos remotos. A partir de uma compreensão inicial dos elementos que caracterizam os contos de fadas em sua origem e no momento atual e dos aspectos que identificam a estética expressionista, busca-se identificar como Tim Burton retoma as características dos contos de fadas tradicionais e qual é o papel dos elementos expressionistas nesse contexto. Para isso, será realizada uma análise do livro O triste fim do pequeno Menino Ostra e outras histórias, de sua autoria, bem como os curtas-metragens do inicio da carreira do diretor: Vincent (1982) e Frankweenie (1984).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConto de fadaspt_BR
dc.subjectExpressionismopt_BR
dc.subjectTim burtonpt_BR
dc.subjectVincentpt_BR
dc.subjectFrankenweeniept_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectExpressionismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.titleConto de fadas em Tim Burton: materialização subjetiva na retomada de aspectos dos contos tradicionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação



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