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dc.contributor.advisor1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Lucia Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Aretusa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4956528618277716pt_BR
dc.creatorSouza, Ana Carolina Bustamante Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2676722769339030pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T15:46:59Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-19T15:46:59Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11475-
dc.description.abstractThe proposed work aimed to understand how they are occurring as ethnic-racial relations in the school and family of a group of preschool children. In order to achieve this goal, I worked with a qualitative methodology of ethnographic nature. A participatory observation was performed in a kindergarten class with children from 5 to 6 years old, no teacher has ever done a work on Law 10.639 / 03 and subsequently applied a questionnaire to the children, from the selected answers 4 for an interview on the Thematic One theory behind this research was Gilbert Durand's Anthropology of the Imaginary (1968, 1988, 1997), which provided an understanding of images, narratives and their representations. The Anthropology of the Imaginary seeks to understand a relationship between individual and society, nature and culture. The childhood in this work was understood from the assumptions of Child Anthropology (COHN, 2005). Concepts such as identity and racial ethnic identity were based on authors such as Munanga (2004, 2005, 2009) Gomes (2003, 2004, 2007, 2013) and Hall (1999, 2005). In interviews, despite their particularities, you can see that all changes in school work with a new look, privileging their cultural dimension, performing symbolic practices, valuing as differences. Note in this research the urgent need to work with race relations that begin in childhood and extend into spaces other than school and family.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho proposto teve por objetivo compreender como estão ocorrendo as relações étnico-raciais na escola e na família de um grupo de crianças da educação infantil. Visando alcançar este objetivo, trabalhou-se com a metodologia qualitativa de cunho etnográfico. Foi realizada uma observação participativa numa turma de educação infantil com crianças de 5 a 6 anos, no qual a professora já realiza um trabalho relativo a Lei 10.639/03 e posteriormente aplicado um questionário aos responsáveis pelas crianças, a partir das respostas foram selecionados 4 responsáveis para uma entrevista sobre a temática. A teoria que embasou tal pesquisa foi a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand (1968, 1988, 1997) que possibilitou um entendimento sobre as imagens, narrativas e suas representações. A Antropologia do Imaginário busca compreender a relação entre indivíduo e sociedade, natureza e cultura. A infância neste trabalho foi compreendida a partir dos pressupostos da Antropologia da Infância (COHN, 2005). Conceitos como identidade, e identidade étnico racial foram fundamentados em autores como Munanga (2004, 2005, 2009) Gomes (2003, 2004, 2007, 2013) e Hall (1999, 2005). Nas entrevistas, apesar de suas particularidades, podemos notar que todas mostraram a importância da escola trabalhar com um novo olhar, privilegiando a sua dimensão cultural, realizando práticas simbólicas, valorizando as diferenças. Observou-se nesta pesquisa a necessidade urgente do trabalho de relações raciais que se inicie na infância e que se prolongue por outros espaços além do escolar e familiar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectImaginário afro-brasileiropt_BR
dc.subjectEthnic-racial identitypt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectAfro-brazilian mmaginarypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA identidade étnico-racial da criança: um olhar para os imaginários presentes em um ambiente escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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