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dc.contributor.advisor1Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716854Z1pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso-Martins, Cláudia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788293H7pt_BR
dc.contributor.referee2Justi, Francis Ricardo dos Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742159H6pt_BR
dc.creatorHenriques, Flávia Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4835263P8pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:31:32Z-
dc.date.available2016-04-12-
dc.date.available2016-04-24T03:31:32Z-
dc.date.issued2016-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1146-
dc.description.abstractThe aims of this study were: 1) to present a literature review of studies about the precision of phonological awareness measures to classify individuals as being or not at risk of presenting difficulties in reading or writing; 2) to evaluate the dimensionality of phonological awareness in Brazilian Portuguese speakers; and 3) to verify the classification accuracy of the risk/no risk of difficulty in reading and writing from different measures of phonological awareness. In general, among the reviewed studies, phonological awareness measures varied from poor to reasonable in reading/writing risk classification accuracy. Two hundred and thirteen Brazilian Portuguese speaking children took part on the present study. They were evaluated through different phonological awareness tasks in the last year of early childhood education. Nine months later, they were evaluated through a reading measure and a writing measure. Factorial Analysis results showed that the different phonological awareness measures index a single construct. Concerning the ROC curve analysis, two composite measures of phonological awareness proved reasonable to discriminate children in the groups with and without difficulty in reading/writing, presenting AUCs around 0,75.pt_BR
dc.description.resumoOs objetivos do presente estudo foram: 1) realizar uma revisão da literatura dos estudos que investigaram a precisão com que medidas de consciência fonológica (CF) classificam indivíduos como estando em risco ou não estando em risco de apresentar dificuldade de leitura/escrita; 2) avaliar a dimensionalidade da CF em falantes do português brasileiro; e 3) verificar a precisão de classificação do risco/não risco de dificuldade de leitura/escrita de diferentes medidas de CF. Os resultados da revisão da literatura evidenciaram, de uma forma geral, que as diferentes medidas de CF, quando analisadas isoladamente foram ruins ou razoáveis em classificar as crianças como em risco/sem risco de dificuldade de leitura/escrita. Duzentas e treze crianças foram avaliadas através de diferentes tarefas de CF quando estavam no último ano da Educação Infantil e, aproximadamente, um ano depois, foram avaliadas através de uma medida de leitura e uma medida de escrita. Resultados de Análises Fatoriais evidenciaram que as diferentes medidas de CF avaliam um construto predominantemente unidimensional e análises da curva ROC indicaram que duas medidas compostas de CF mostraram-se razoáveis para classificar as crianças como tendo ou não tendo risco de dificuldade de leitura ou de escrita, apresentando áreas sob a curva em torno de 0,75.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDimensionalidadept_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectDificuldade de leitura e escritapt_BR
dc.subjectRastreamentopt_BR
dc.subjectPrecisão de classificaçãopt_BR
dc.subjectDimensionalitypt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectReading and writing difficultypt_BR
dc.subjectScreeningpt_BR
dc.subjectClassification accuracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleConsciência fonológica: dimensionalidade e precisão de classificação do risco/não risco de dificuldade de leitura e de escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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