Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11460
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunamonteswerneckdefreitas.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Almeida, Márcia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Nicea Helena de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4642562310697120pt_BR
dc.contributor.referee2Torres, Maximiliano Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3439672224495222pt_BR
dc.creatorFreitas, Bruna Montes Werneck de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3231894761989679pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T13:24:44Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-18T13:24:44Z-
dc.date.issued2019-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11460-
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the approximations that can be perceived between the short story "The Woman Destroyed” by French philosopher and writer Simone de Beauvoir and Elena Ferrante's novel The Days of Abandonment. By reading and analyzing both narratives, we seek to understand, based on gender studies and feminist criticism, why Beauvoir's story from 1967 still reverberates in Ferrante's novel from 2002. Male infidelity is the main theme of both narratives, which will promote a comparative analysis that aims to prove that the recurrence of this theme, in female authorship, is a way to detect, in our patriarchal society, the acceptance of this situation in marriage.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado tem como objetivo refletir sobre as aproximações que podem ser percebidas entre o conto “A mulher desiludida”, da filósofa e ficcionista francesa Simone de Beauvoir, e o romance Dias de abandono, de Elena Ferrante, pseudônimo de uma escritora italiana contemporânea. A partir da leitura e análise de ambas as narrativas, buscamos compreender, com base nos estudos de gênero e na crítica feminista, por que o conto de Beauvoir, de 1967, ainda reverbera no romance de Ferrante, de 2002. O adultério masculino, tema central de ambas as narrativas, será o fio condutor de uma análise comparatista que se propõe a comprovar nossa hipótese de que a recorrência dessa temática em obras de autoria feminina pode ser interpretada como uma denúncia das autoras à aceitação, por parte de sociedades ainda fortemente patriarcais, da prática da traição masculina no casamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoria e representação femininaspt_BR
dc.subjectCrítica literária feministapt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectElena Ferrantept_BR
dc.subjectSimone de Beauvoirpt_BR
dc.subjectFemale authorship and representationpt_BR
dc.subjectFeminist literary criticismpt_BR
dc.subjectGender studiespt_BR
dc.subjectElena Ferrantept_BR
dc.subjectSimone de Beauvoirpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA traição na literatura de autoria feminina: comparando ficções de Elena Ferrante e Simone de Beauvoirpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons