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dc.contributor.advisor1Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2692517096595833pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee2Innocêncio, Mariângela Tostes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102411931256301pt_BR
dc.creatorMarcelino, Rejane Isabel Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3003408092372063pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T13:21:07Z-
dc.date.available2019-12-11-
dc.date.available2019-12-18T13:21:07Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11447-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). Through a case study, the presented research addressed the theme of school management in an inclusive perspective, including, through the analyzes carried out, the challenges that the school management of the Henrique Kruger State School faces for the implementation of the student inclusion process with disabilities. A historical study of the legal conditions of assistance to the disabled student from the nineteenth century to the present day was carried out, addressing the national, state and municipal levels. After this description, an analysis of the school management was carried out from a quantitative research, in which we used as instruments the application of semistructured interviews and the documentary research. From the interviews, the analysis axis was considered: Special / Inclusive .Education; Teacher training; Individual and Family Development Plan. They contributed to the analysis: the authors Carvalho (2006), Correa (2010), Glat (2009), Mantoan (2003), Mazotta (2006), Silva (2012), Stainback and Stainback (1999) Special and Inclusive, and other authors who defend education in an inclusive perspective. The results found allow us to conclude that, in the researched school, administrative and pedagogical actions do not contribute to the inclusion of the real thing; the school manager has not been sensitized to the need to offer resources and adaptations to students with disabilities, which compromises the work of all the school staff. These findings contributed to the construction of the Educational Action Plan proposed at the end of this work, which defines strategies and actions that will contribute to the school's transformation into an inclusive perspective, offering students who are the target audience of Special Education , equal opportunities in access to the school environment.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Por meio de um estudo de caso, a pesquisa apresentada abordou a temática da gestão escolar numa perspectiva inclusiva, compreendendo, por meio das análises realizadas, os desafios que a gestão escolar da Escola Estadual Henrique Kruger enfrenta para a implementação do processo de inclusão de aluno com deficiência. Realizou-se um estudo histórico das condições legais de atendimento ao aluno com deficiência desde o século XIX até os dias atuais, abordando os âmbitos nacional, estadual e municipal. Após essa descrição, realizou-se uma análise da gestão escolar a partir de uma pesquisa quantitativa, em que usamos como instrumentos a observação do ambiente escolar, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e a pesquisa documental. A partir das entrevistas, foram considerados como eixo de análises: Educação Especial/Inclusiva; Formação de Professores; Plano de Desenvolvimento Individual e Família. Contribuíram para a análise: os autores Carvalho (2006), Correa (2010), Glat (2009), Mantoan (2003), Mazotta (2006), Silva (2012), Stainback e Stainback (1999), as legislações vigentes sobre a Educação Especial e Inclusiva, além de outros pesquisadores que defendem a educação numa perspectiva inclusiva. Os resultados encontrados nos possibilitaram concluir que, na escola pesquisada, as ações de cunho administrativo e pedagógico não contribuem para que a inclusão realmente aconteça; o gestor escolar não se demonstrou sensibilizado com a necessidade de oferecer recursos e adaptações aos alunos com deficiência, o que compromete o trabalho de toda a equipe escolar. Essas constatações contribuíram para a construção do Plano de Ação Educacional proposto ao final deste trabalho, que define estratégias e ações que irão contribuir para que a escola se transforme dentro de uma perspectiva inclusiva, oferecendo, aos alunos que são o público-alvo da Educação Especial, igualdade de oportunidades no acesso ao ambiente escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectGestorespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectManagerspt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectStudents with disabilitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada do gestor escolar: instrumento facilitador no processo de inclusão de alunos com deficiência nas escolas estaduais de Uberabapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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