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dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464181759809989pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Karina Hernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0222289977977588pt_BR
dc.creatorSantos, Reijane Kívia dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6903576164769904 ID Lattes: 6903576164769904pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T12:43:03Z-
dc.date.available2019-12-09-
dc.date.available2019-12-18T12:43:03Z-
dc.date.issued2019-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11413-
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze the problem of age / year distortion in the final years of Elementary School in a school in Sardoá in the state of Minas Gerais, which we named School a X. The issue of age / year distortion, which gained strength from the decade of 1980, continues to the present day, has negative effects for education, for the student and for the country, consubstantiating as a challenge to be overcome. In order to understand the problem, some discussions were made, based on different studies that allowed to understand the phenomenon and analyze its process. We analyzed the local context, the actors involved, the pedagogical proposal practiced by the school and the indicators of School X, collected in SIMADE, on the results of internal evaluations, and the Lemann and Meritt Foundation, regarding the results of external evaluations. After the analysis, we perceive problems of yield and flow, making clear the direct relation of age / year distortion with the culture of repetition present in school X. The high failure rate has generated a large contingent of students with age / year distortion, demanding classes of flow correction. Although, to avoid reproach, students have guaranteed rights for both reinforcement actions and new opportunities and learning time, as well as for the possibility of accelerating studies, the methodologies adopted by School X have not been effective in minimizing this problem. . Thus, in order to improve the income and flow indicators of School X and, consequently, to reduce age / year distortion rates, we propose an intervention based on an educational action plan. The said plan proposes a set of actions that, together, can contribute with the pedagogical proposal of the school in the fight against the reprobation and, consequently, of the age / year distortion. As the problems analyzed coincide with those of most public schools in the country, the present study may contribute to reduce the age / year distortion index of other schools that share this problem.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar a problemática da distorção idade/ano nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola de Sardoá, interior de Minas Gerais, por nós nomeada Escola X. A questão da distorção idade/ano, que ganhou força a partir da década de 1980, persiste até a atualidade, gera efeitos negativos para a educação, para o aluno e para o país, consubstanciando-se como um desafio a ser superado. Para compreender o problema, retomaram-se algumas discussões, construídas a partir de diferentes estudos, que permitiram compreender o fenômeno e analisar seu processo. Analisamos ainda o contexto local, os atores envolvidos, a proposta pedagógica praticada pela escola e os indicadores da Escola X, coletados no SIMADE, sobre os resultados das avaliações internas, e da Fundação Lemann e Meritt, referentes aos resultados das avaliações externas. Depois das análises, percebemos problemas de rendimento e fluxo, ficando clara a relação direta da distorção idade/ano com a cultura da repetência presente na Escola X. O alto índice de reprovação tem gerado um grande contingente de alunos com distorção idade/ano, demandando turmas de correção de fluxo. Embora, para evitar a reprovação, os alunos tenham direitos garantidos tanto para ações de reforço e de novas oportunidades e tempo de aprendizagem, quanto para a possibilidade de aceleração de estudos, as metodologias adotadas pela Escola X não têm sido eficazes para minimizar esse problema. Assim, buscando melhorar os indicadores de rendimento e o fluxo da Escola X e, consequentemente, diminuir os índices de distorção idade/ano, propomos uma intervenção a partir de um plano de ação educacional. O referido plano propõe um conjunto de ações que, somadas, podem contribuir com a proposta pedagógica da escola no combate à reprovação e, consequentemente, à distorção idade/ano. Como os problemas analisados coincidem com os da maioria das escolas públicas do país, o presente estudo pode contribuir para diminuir o índice de distorção idade/ano de outras escolas que compartilham dessa problemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRendimento educacionalpt_BR
dc.subjectRetençãopt_BR
dc.subjectRealização educacionalpt_BR
dc.subjectEducational efficiencypt_BR
dc.subjectRetentionpt_BR
dc.subjectEducational achievementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da educação e a cultura da repetência: desafios ao PNE e Idebpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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