Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11340
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sandrovieirateofilo.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Eliana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7220418694683125pt_BR
dc.contributor.referee1Nozaki, Hajime Takeuchi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0478458036481725pt_BR
dc.contributor.referee2Pavão, Ana Cláudia Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793pt_BR
dc.creatorTeófilo, Sandro Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9795283474644893pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-29T14:33:09Z-
dc.date.available2019-11-22-
dc.date.available2019-11-29T14:33:09Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11340-
dc.description.abstractThe present study analyzes the special education in Brazil and the inclusion paradigm in the context of neoliberal economic policies and then investigates how the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) understands the inclusion and how it serves students with disabilities. The objective is to understand what are the challenges and prospects for inclusion in IF Sudeste MG. The study was conducted through documentary analysis and the theoretical-methodological framework of the French Discourse Analysis to understand which discourses on inclusion are constituted in the academic community. For data collection interviews were conducted with the academic community, employees and students from different segments. The bibliographic study made it possible to rescue the history and legal frameworks related to special education, both nationally and internationally. It was also possible, along with documentary analysis, to rescue the constitution of the Rede Federal de Educação and vocational training for people with disabilities. Still supported by the literature review and document analysis, the study allowed an analysis of the constitution of the inclusion paradigm linked to the diffusion of neoliberal policies, especially in the field of education, pointing out the limits of the paradigm. From there the study was directed to analyze the understanding of inclusion of the academic community through the construction of discursive formations. The challenges identified were: ensuring resources, equipment and servers for the Inclusive Action Centers (NAI); improve care for students with disabilities; deconstruct the paternalistic discourse that still supports some practices; improve and structure a employees training plan to serve people with disabilities; expand the dissemination of institutional inclusion policy. This research points out the following perspectives: the continuity of the institutional policy of inclusion; the proximity between Inclusive Action Centers and conducting teachers; the possibility of developing undergraduate and postgraduate research and extension projects; greater disclosure of the institution and its information in accessible formats and the best care in the selection processes.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo faz uma análise da educação especial no Brasil e do paradigma de inclusão no contexto de políticas-econômicas neoliberais para então investigar como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) compreende a inclusão e como atende estudantes com deficiência. O objetivo é apreender quais são os desafios e as perspectivas para a inclusão no IF Sudeste MG. O estudo foi realizado mediante análise documental e no referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa para a compreensão de quais discursos sobre inclusão se constituem na comunidade acadêmica. Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas com a, servidores e discentes de diferentes segmentos. O referencial teórico possibilitou resgatar a história e os marcos legais referentes à educação especial, tanto a nível nacional quanto internacional. Também foi possível, junto com a análise documental, resgatar a constituição da Rede Federal de Ensino e a Formação Profissional para pessoas com deficiência. Ainda amparado no referencial teórico e análise documental, o estudo possibilitou uma análise da constituição do paradigma de inclusão atrelado à difusão das políticas neoliberais, principalmente no campo da educação, apontando os limites do paradigma. A partir daí, o estudo foi direcionado para analisar a compreensão de inclusão da comunidade acadêmica através da construção de formações discursivas. Os desafios identificados foram: garantir recursos, equipamentos e servidores para os Núcleos de Ações Inclusivas (NAI); aprimorar o atendimento aos estudantes com deficiência; desconstruir o discurso paternalista que ainda sustenta algumas práticas; melhorar e estruturar um plano de capacitação dos servidores para o atendimento à pessoa com deficiência; ampliar a divulgação da política institucional de inclusão. Esta pesquisa aponta as seguintes perspectivas: a continuidade da política institucional de inclusão; a proximidade entre núcleos e professores regentes; a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas na graduação e pós-graduação e de projetos de extensão; a maior divulgação da instituição e de suas informações em formatos acessíveis e o melhor atendimento nos processos seletivos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectParadigma de inclusãopt_BR
dc.subjectInstituto federal de educaçãopt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectAnálise de discurso de linha francesapt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusion paradigmpt_BR
dc.subjectInstituto federal de educaçãopt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectFrench discourse snalysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs desafios e as perspectivas para educação inclusiva: análise acerca da inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons