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dc.contributor.advisor1Hallak, Patricia Habib-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9998509212446471pt_BR
dc.contributor.referee1Lemonge, Afonso Celso de Castro-
dc.contributor.referee1LattesAfonso Celso de Castro Lemongept_BR
dc.contributor.referee2Maldonado, Manuel Arturo Rendón-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580115716308628pt_BR
dc.contributor.referee3Pfeil, Michéle Schubert-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9376514233715653pt_BR
dc.creatorRocha, Lucas Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5861383537041561pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T16:11:36Z-
dc.date.available2019-11-22-
dc.date.available2019-11-22T16:11:36Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11333-
dc.description.abstractThe study of propellers is an essential part of the development and construction of aircraft throughout history. Since 1865, when Rankine published the first theory of propellers dimensioning applicable to aircraft, much has evolved in the prediction and analysis of this element. This work studies the theories developed from 1865 to the present day, culminating in the creation of propeller analysis computational programs, to mention the QPROP and QMIL. These mentioned programs will be validated with experimental data of reference propellers, for later application in the analysis of propellers of commercial manufacturers and researches of the Energy Electromechanical Conversion Group, in the UFJF. It is concluded that analytical programs are effective in the preliminary design stages and can be used in conjunction with CFD-based softwares for accurate and fast predictive results.pt_BR
dc.description.resumoO estudo de hélices é parte essencial no desenvolvimento e construção de aeronaves ao longo da história. Desde 1865, quando Rankine publicava a primeira teoria de dimensionamento de hélices aplicáveis a aeronaves, muito se evoluiu na predição e análise deste elemento. Este trabalho realiza o estudo das teorias analíticas desenvolvidas desde 1865 até os dias atuais, que culminaram na criação de programas computacionais de análise de hélices, a citar o QPROP e QMIL. Estes programas por sua vez, são validados com dados experimentais de hélices da referência, para posterior aplicação na análise de hélices de fabricantes comerciais e estudos do Grupo de Conversão Eletromecânica de Energia, na UFJF. É concluído que os programas analíticos são eficazes nas etapas de anteprojeto de aeronaves, podendo ser utilizados em conjunto com softwares baseados em CFD para resultados preditivos precisos e ágeis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria do disco atuadorpt_BR
dc.subjectTeoria do elemento de Pápt_BR
dc.subjectAerodinâmica de hélicespt_BR
dc.subjectXFoilpt_BR
dc.subjectQProppt_BR
dc.subjectQMilpt_BR
dc.subjectMomentum theorypt_BR
dc.subjectBlade element theorypt_BR
dc.subjectPropellers aerodynamicspt_BR
dc.subjectXFoilpt_BR
dc.subjectQProppt_BR
dc.subjectQMilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleEstudo e dimensionamento de hélices para propulsão aeronáuticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações)



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