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dc.contributor.advisor1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697132876953017pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dias, André Luiz de Freitas-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9828168337354966pt_BR
dc.contributor.referee1Miotti, Charlene Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9875453953878827pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Lia Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3342535075889228pt_BR
dc.contributor.referee3Dealtry, Giovanna Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1611896271589422pt_BR
dc.creatorBoarin, Fernanda Vivacqua de Souza Galvão-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T12:04:31Z-
dc.date.available2019-11-13-
dc.date.available2019-11-20T12:04:31Z-
dc.date.issued2019-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11311-
dc.description.abstractLa investigación inicialmente tuvo como objetivo plantear algunas cuestiones sobre las relaciones entre las producciones literarias y los usos de las sustancias psicoactivas, lo que me hizo inclinar hacia una variedad de textos, entre los cuales el relato de Thomas De Quincey ([1821] 2007), de Charles Baudelaire ([1860] 2007) y de Walter Benjamin ([1932] 2015). Con este mapeo, y enfocando, por un lado en la palabra poética y, por otro lado, en la experiencia lisérgica, me centré en los siguientes puntos: el dialogismo y la intertextualidad encontrados principalmente entre los relatos de Aldous Huxley ([1954], 2010) y de Paulo Mendes Campos ([1965] 1984), sobre la experiencia lisérgica; la relevancia del inconsciente en estas experiencias, como un espacio privilegiado en el que ellas se manifiestan; y los acercamientos entre la palabra poética y la experiencia psicoactiva como forma de crear otros mundos. Para ello, elegí como corpus orientador tres cartas y un poema de la bailarina, nudista y escritora Luz del Fuego, con que tuve contacto a través de la esfera privada, pues pertenecemos a la misma familia. Por lo tanto, siguiendo el propósito de la investigación, fue necesario reflexionar a lo largo de los capítulos sobre mi eslabón con el objeto. Este trabajo llega a su fin al entrelazar un vínculo posible entre las diferentes discusiones presentadas en todo el texto y la conexión establecida entre la palabra poética y la experiencia psicoactiva.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo, inicialmente, levantar algumas questões sobre as relações entre as produções literárias e os usos de substâncias psicoativas, fazendo com que eu me debruçasse sobre uma gama de textos, dentre os quais o relato de Thomas De Quincey ([1821] 2007), o de Charles Baudelaire ([1860] 2007) e o de Walter Benjamin ([1932] 2015). Com este mapeamento, e dando enfoque, por um lado, à palavra poética e, por outro, à experiência lisérgica, me centrei nos seguintes pontos: o dialogismo e a intertextualidade encontrados sobretudo entre os relatos de Aldous Huxley ([1954] 2010) e Paulo Mendes Campos ([1965] 1984), acerca da experiência lisérgica; a relevância do inconsciente nessas vivências, enquanto espaço privilegiado no qual elas se manifestam; e as aproximações entre a palavra poética e a experiência psicoativa, como modo de criar outros mundos. Para tanto, escolhi como corpus norteador três cartas e um poema da bailarina, nudista e escritora Luz del Fuego, com o qual tive contato pelo âmbito privado, dado o fato de pertencermos à mesma família. Por isso, acompanhando a finalidade da investigação, foi necessária a reflexão, ao longo dos capítulos, sobre o meu laço com o objeto. Este trabalho chega ao fim tecendo um vínculo possível entre as diferentes discussões apresentadas em todo o texto e a conexão estabelecida entre a palavra poética e a experiência psicoativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectPalavra poéticapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectPsicoativospt_BR
dc.subjectLuz del fuegopt_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectPalabra poéticapt_BR
dc.subjectExperienciapt_BR
dc.subjectPsicoactivospt_BR
dc.subjectLuz del fuegopt_BR
dc.subjectEscritura creativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLúcido Blackout palavra poética e experiência psicoativapt_BR
dc.title.alternativeLúcido blackout – palabra poética y experiencia psicoactivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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