Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11310
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rafaelareiscastor.pdf496.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Reis, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1636042280066037pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.creatorCastor, Rafaela Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9294991034328737pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T12:03:52Z-
dc.date.available2019-11-11-
dc.date.available2019-11-20T12:03:52Z-
dc.date.issued2019-09-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11310-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar qual a concepção que professoras dos anos iniciais têm sobre o Ensino de Ciências. Para isso, aplicamos um questionário para catorze professoras do município de Juiz de Fora -MG com diferentes anos de atuação docente. Por meio desse instrumento, analisamos as metodologias de trabalho mais desenvolvidas com os alunos dos anos iniciais, as principais dificuldades encontradas por essas profissionais, o grau de motivação dos alunos e qual a finalidade do ensino de Ciências para elas. No geral, observamos que todas as docentes reconhecem a importância do ensino de Ciências. Percebemos em seus argumentos que essa área do conhecimento se articula como uma disciplina que ajuda a criança a compreender o mundo a sua volta e a se tornar participante da sociedade, enquanto possibilita que ela se aproprie de conceitos científicos. Todavia, apesar do reconhecimento da importância dessa área, vimos que o trabalho pedagógico encontra-se preso ao currículo praticado pelas instituições de ensino em que atuam. Por isso, destacamos a relevância dos processos de formação continuada como espaços de reflexão sobre a carreira, a atuação docente, o perfil dos estudantes e o currículo praticado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectConcepções docentespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ensino de ciências na perspectiva das professoras dos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons