https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11310
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rafaelareiscastor.pdf | 496.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Reis, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1636042280066037 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Menezes, Paulo Henrique Dias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2655731981867549 | pt_BR |
dc.creator | Castor, Rafaela Reis | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9294991034328737 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T12:03:52Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11 | - |
dc.date.available | 2019-11-20T12:03:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11310 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo investigar qual a concepção que professoras dos anos iniciais têm sobre o Ensino de Ciências. Para isso, aplicamos um questionário para catorze professoras do município de Juiz de Fora -MG com diferentes anos de atuação docente. Por meio desse instrumento, analisamos as metodologias de trabalho mais desenvolvidas com os alunos dos anos iniciais, as principais dificuldades encontradas por essas profissionais, o grau de motivação dos alunos e qual a finalidade do ensino de Ciências para elas. No geral, observamos que todas as docentes reconhecem a importância do ensino de Ciências. Percebemos em seus argumentos que essa área do conhecimento se articula como uma disciplina que ajuda a criança a compreender o mundo a sua volta e a se tornar participante da sociedade, enquanto possibilita que ela se aproprie de conceitos científicos. Todavia, apesar do reconhecimento da importância dessa área, vimos que o trabalho pedagógico encontra-se preso ao currículo praticado pelas instituições de ensino em que atuam. Por isso, destacamos a relevância dos processos de formação continuada como espaços de reflexão sobre a carreira, a atuação docente, o perfil dos estudantes e o currículo praticado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Concepções docentes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências na perspectiva das professoras dos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais |
This item is licensed under a Creative Commons License