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dc.contributor.advisor1Rezende, Dayselane Pimenta Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1931672941007479pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jane Maria Braga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Rafael, Rosane Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9923607819499534pt_BR
dc.creatorLage, Christina de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137036561596377pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T12:01:12Z-
dc.date.available2019-11-11-
dc.date.available2019-11-20T12:01:12Z-
dc.date.issued2019-09-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11306-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um relato de experiência, cujo objetivo é compreender estratégias didático-pedagógicas utilizadas na Educação Infantil que contribuem para uma aprendizagem matemática mais significativa e prazerosa. Buscou-se resposta para a seguinte questão: Quais as contribuições que a ludicidade e o uso de material acessível e de baixo custo trazem para o ensino da matemática na Educação Infantil? Para tal, foram realizadas três intervenções da professora, autora deste relato, numa turma do primeiro período da Educação Infantil, composta por 16 alunos com quatro anos de idade, de uma escola da região central de Juiz de Fora. A escolha da turma se deu por ser professora da mesma. Nas intervenções foram utilizadas tampinhas de garrafa pet e brincadeiras adaptadas para a sala de aula. As discussões realizadas em sala de aula e no pátio com os alunos mostraram que a utilização da ludicidade e material concreto contribuem para o ensino da matemática na Educação Infantil com significado. Os alunos apresentaram a compreensão de número, relacionando a ideia de quantidade, bem como puderam fazer correspondência com outros conceitos matemáticos, como semelhança, mais ou menos, conjuntos, etc, além de favorecer os direitos de aprendizagem contidos na BNCC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA contribuição da ludicidade e o uso de material concreto para o desenvolvimento da aprendizagem matemática na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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