https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11300
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lygiavalloecampos.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Justi, Francis Ricardo dos Reis | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8316670280774812 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Veiga, Feliciano Henriques | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, José Aparecido da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Campos, Lygia Vallo e | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T11:56:24Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11 | - |
dc.date.available | 2019-11-20T11:56:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11300 | - |
dc.description.abstract | School engagement can contribute to the permanence of students in school and help teachers in the teaching-learning process. In the literature on school engagement there are few specific instruments with validity evidence to measure school engagement in children aged 7 to 12 years. The objective of this study was to construct and obtain evidence of validity of a School Engagement Scale Inferred by Teachers for students in grades 2 to 5 of Elementary School (EEAEIP). The study included 30 teachers from the 2nd to 5th grades of 8 schools in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, which generated data of 523 students. EEAEIP presents good psychometric properties, with Confirmatory Factor Analysis attesting to the four-factor model ('behavioral', 'cognitive', 'affective' and 'agent'). Evidence of the internal consistency of the scale was good with a Crombach's Alpha 0.92 and the interobserver reliability suggests that the construct is assessed in the same way by different observers. | pt_BR |
dc.description.resumo | O engajamento escolar pode contribuir para a permanência dos estudantes na escola e auxiliar os docentes no processo de ensino- aprendizagem. Na literatura sobre o engajamento escolar existem poucos instrumentos específicos e com evidências de validade para medir o engajamento escolar em crianças de 07 a 12 anos. O presente estudo teve como objetivos construir e obter evidências de validade de uma Escala de Engajamento dos Alunos na Escola Inferido por Professores (EEAEIP) para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa 30 professores do 2º ao 5º ano de 8 escolas da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, que geraram dados de 523 alunos. A EEAEIP apresenta boas propriedades psicométricas, com a Análise Fatorial Confirmatória atestando o modelo de quatro fatores (‘comportamental’, ‘cognitivo’,’afetivo’ e ‘agente’). A evidência da consistência interna da escala foi boa com um Alfa de Crombach 0,92 e a fidedignidade interobservadores sugere que o constructo é avaliado da mesma forma por diferentes observadores. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engajamento escolar | pt_BR |
dc.subject | Análise fatorial confirmatória | pt_BR |
dc.subject | Construção de escala | pt_BR |
dc.subject | School engagement | pt_BR |
dc.subject | Confirmatory factor analysis | pt_BR |
dc.subject | Scale construction | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Escala de Engajamento dos Alunos na Escola Inferido por Professores para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License