Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11300
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lygiavalloecampos.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Justi, Francis Ricardo dos Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8316670280774812pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Veiga, Feliciano Henriques-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, José Aparecido da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCampos, Lygia Vallo e-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T11:56:24Z-
dc.date.available2019-11-11-
dc.date.available2019-11-20T11:56:24Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11300-
dc.description.abstractSchool engagement can contribute to the permanence of students in school and help teachers in the teaching-learning process. In the literature on school engagement there are few specific instruments with validity evidence to measure school engagement in children aged 7 to 12 years. The objective of this study was to construct and obtain evidence of validity of a School Engagement Scale Inferred by Teachers for students in grades 2 to 5 of Elementary School (EEAEIP). The study included 30 teachers from the 2nd to 5th grades of 8 schools in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, which generated data of 523 students. EEAEIP presents good psychometric properties, with Confirmatory Factor Analysis attesting to the four-factor model ('behavioral', 'cognitive', 'affective' and 'agent'). Evidence of the internal consistency of the scale was good with a Crombach's Alpha 0.92 and the interobserver reliability suggests that the construct is assessed in the same way by different observers.pt_BR
dc.description.resumoO engajamento escolar pode contribuir para a permanência dos estudantes na escola e auxiliar os docentes no processo de ensino- aprendizagem. Na literatura sobre o engajamento escolar existem poucos instrumentos específicos e com evidências de validade para medir o engajamento escolar em crianças de 07 a 12 anos. O presente estudo teve como objetivos construir e obter evidências de validade de uma Escala de Engajamento dos Alunos na Escola Inferido por Professores (EEAEIP) para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa 30 professores do 2º ao 5º ano de 8 escolas da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, que geraram dados de 523 alunos. A EEAEIP apresenta boas propriedades psicométricas, com a Análise Fatorial Confirmatória atestando o modelo de quatro fatores (‘comportamental’, ‘cognitivo’,’afetivo’ e ‘agente’). A evidência da consistência interna da escala foi boa com um Alfa de Crombach 0,92 e a fidedignidade interobservadores sugere que o constructo é avaliado da mesma forma por diferentes observadores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngajamento escolarpt_BR
dc.subjectAnálise fatorial confirmatóriapt_BR
dc.subjectConstrução de escalapt_BR
dc.subjectSchool engagementpt_BR
dc.subjectConfirmatory factor analysispt_BR
dc.subjectScale constructionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleEscala de Engajamento dos Alunos na Escola Inferido por Professores para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons